Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro: sumário brasileiro de fêmeas: 5a avaliação genômica de fêmeas jovens e adultas: novembro 2022.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: PANETTO, J. C. do C.; SILVA, M. V. G. B.; VERNEQUE, R. da S.; MACHADO, M. A.; FERNANDES, A. R.; MACHADO, C. H. C.; MARTINS, M. F.; REIS, D. R. de L.; VENTURA, H. T.; PEREIRA, M. A.; OLIVEIRA, J. C. de; CASTRO, R. M. de; GLATZL JUNIOR, L. A.; LEANDRO, F. D.

Resumo: A Embrapa e a ABCGIL realizam, a cada ano, as avaliações genéticas de touros, utilizando os dados obtidos nos serviços de controle leiteiro do PNMGL (rebanhos colaboradores de gado mestiço) e da ABCZ (rebanhos puros de gado Gir Leiteiro). Os resultados das avaliações dos touros vêm sendo divulgados, anualmente, desde 1993, no Sumário Brasileiro de Touros. Na constante busca pela evolução da raça, a equipe do programa vem trabalhando no sentido de implementar as ferramentas mais modernas para seleção de touros e de vacas. Como a mais recente inovação, a genômica vem sendo utilizada desde 2016 para a indicação dos touros jovens candidatos à inclusão nas Provas de Pré-seleção de Touros. Como continuação desse processo, em maio de 2018, a seleção genômica foi incorporada definitivamente ao sumário de touros do PNMGL, destacando-se que o Gir Leiteiro foi a primeira raça zebuína leiteira no mundo a implementar essa tecnologia na prática. No presente documento estamos publicando o sumário de fêmeas avaliadas em relação às suas habilidades preditas de transmissão genômica (GPTA, do inglês Genomic Predicted Transmitting Ability), para a produção de leite e idade ao primeiro parto. São apresentados os resultados das fêmeas TOP 10% para produção de leite, que estão divididos em duas tabelas. Uma para fêmeas jovens e outra para fêmeas adultas.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Livros