Produção Higiênica do Leite 

E@D Leite - curso online 

Inscreva-se já!

ATENÇÃO! Este curso é uma atualização do curso "Produção de leite de qualidade", agora em videoaulas e com foco na produção higiênica do leite.

Próxima turma disponível no período de 09/02 a 21/03/2023!!

Clique aqui e inscreva-se até 05/02/2023!   

Inscrições abertas!

Objetivo

Abordar os principais conceitos relacionados à composição, qualidade microbiológica e higiênico-sanitária do leite, sobre os principais resíduos químicos e contaminantes, evolução da legislação relacionada ao leite cru no Brasil, e os impactos de se obter uma matéria prima de alta ou baixa qualidade para o produtor, consumidores e laticínios. O curso ensinará como obter um leite com baixa contaminação bacteriana ao abordar temas como rotina padronizada de ordenha, verificações diárias e manutenção preventiva do equipamento de ordenha mecânica e seus procedimentos de higienização. Por fim, você aprenderá sobre a importância do correto dimensionamento do tanque para a rápida refrigeração do leite na fazenda e sua higienização. Este curso é ministrado por técnicos e pesquisadores da Embrapa.

 

Público alvo


Técnicos de assistência técnica e extensão rural, produtores de leite, estudantes e profissionais de ciências agrárias.

 

Conteúdo


O curso é composto por três módulos:

1. Conceitos e parâmetros de qualidade do leite
2. Procedimentos de ordenha e armazenamento do leite
3. Manutenção e limpeza do equipamento de ordenha e tanque de refrigeração

 

Mais informações


Investimento: R$ 39,90
Carga Horária: 40 horas/aula
Ambiente de aula: Plataforma E@D Leite - http://ead.cnpgl.embrapa.br
Mais informações: cnpgl.ead@embrapa.br

 

Alguns depoimentos de participantes


  • Excelente curso. De forma muito clara, aborda conceitos e práticas muito úteis na produção de leite de qualidade.” – Sérgio Fonseca Marinho, Uberlândia/MG.
     
  • De grande valia participar dos cursos promovidos pela Embrapa E@D Leite. Você precisa conhecer o nível e o rico valor dos conteúdos expostos nos cursos.” – Lúcia Maria Ferreira Lima Sobreira, Sobral/CE.
     
  • Curso muito bom para servir de suporte aos colaboradores das indústrias e repassar as informações adquiridas aos produtores.” – Angelo Ranieri Santos Palácio, Fortaleza/CE.
     
  • O formato, a didática e as sondagens de aprendizagem, assim como a avaliação do curso oportunizam que tenhamos mais segurança no emprego desse aprendizado no cotidiano do trabalho de produtores, trabalhadores, técnicos.” – Marcos Antonio Viana, Quixadá/CE.
     
  • Ótima oportunidade de aperfeiçoamento técnico, material disponível excelente e linguagem didática. São critérios relevantes para quem se dispuser a realizar o curso.” – Allany Medeiros, Mossoró/RN.

Publicações Relacionadas

Publicação

A ordenha é uma das tarefas mais importantes em uma propriedade leiteira, pois é o momento em que o produtor obtém o principal produto de sua atividad...