Silagem de Milho e Sorgo para Gado Leiteiro 

E@D Leite - curso online 

Inscreva-se já!

Aproveite para se atualizar!

Próxima turma disponível de 02/02 a 14/03/2022! 

+ Clique aqui e inscreva-se até 29/01/2023

Fique de olha na abertura das inscrições!

Objetivo

Neste curso você terá informações sobre a importância do uso da silagem, o planejamento da quantidade e da área necessária para a sua produção, os tipos de silo, como calculá-los e suas capacidades de armazenamento. Conhecerá as características das cultivares de milho e de sorgo, para a produção silagem, preparo para implantação da lavoura, tratos culturais e influências de fatores climáticos na sua produtividade. Saberá também dos corretos procedimentos para a produção de uma boa silagem e suas fases. Por fim, poderá avaliá-la física e quimicamente antes de ser fornecida aos animais e cuidados para sua correta retirada do silo. Este curso é ministrado por técnicos e pesquisadores da Embrapa.

 

Público alvo


Técnicos de assistência técnica e extensão rural, produtores de leite, estudantes e profissionais de ciências agrárias. 

 

Conteúdo


Módulos:

1. Planejamento e importância da silagem para a produção de leite
2. Implantação da lavoura de milho e de sorgo
3. Práticas de ensilagem
4. Avaliação e utilização da ensilagem

 

Mais informações


Investimento: R$ 39,90
Carga Horária: 40 horas/aula
Ambiente de aula: Plataforma E@D Leite - http://ead.cnpgl.embrapa.br
Mais informações: cnpgl.ead@embrapa.br

 

Alguns depoimentos de participantes


  • O Curso "Silagem de Milho e Sorgo para Gado de Leite" foi muito importante para que eu entendesse os desafios da silagem na minha propriedade. O material complementar é bem completo e ajuda o produtor no dia-a-dia da fazenda.” – Leonardo Almeida, Pompéu/MG.
     
  • Curso de Silagem de Milho e Sorgo é de qualidade excelente, material de apoio muito bom. Recomendo que quem trabalha com gado de leite faça porque será de muito proveito para o manejo e o planejamento da produção!” – Maria Cecilia de Almeida Silva, Santa Branca/SP.
     
  • O curso de Silagem de Milho e Sorgo da Embrapa me trouxe técnicas e conhecimentos muito claros de serem aplicados.” – Valmir Silva, Cuiabá/MT.
     
  • A finalidade real da Embrapa é a pesquisa agropecuária, mas este trabalho de transferência de tecnologia através do EAD, é de suma importância para o produtor rural. Desta forma fica mais acessível adquirir novos conhecimentos e técnicas mais produtivas.” – Rubens Ribeiro, Campo Grande/MS.
     
  • Curso de grande valia e aproveitamento, haja vista que, com a degradação de nossas pastagens nativas, a silagem é a saída para podermos iniciar um processo de conscientização de nossos pecuaristas a recuperarem seus campos nativos.” – Nelson Oliveira da Rosa, Eldorado do Sul/RS.

Publicações Relacionadas

Publicação

No Brasil, e no mundo, a planta forrageira mais utilizada para ensilagem é o milho. Isso se deve à sua alta produtividade de matéria seca, facilidade...

Publicação

CARTILHA: Esta coleção é elaborada a partir de textos científicos de interesse prático e imediato dos produtores rurais para a melhoria das condições...

Publicação

Silagem de milho; Escolha do híbrido; Calagem e adubação; Época de plantio; População de plantas; Tipo de silo; Momento de colheita; Tamanho de partíc...

Vídeos Relacionados

Vídeo

Como fazer silagem foi o tema da palestra transmitida ao vivo pela rede social temática http://www.repileite.com.br/, no dia 5 de setembro de 2018. A apresentação foi feita pelo pesquisador da Embrapa Gado de Leite, ...   Mais...

De: Embrapa     Postado em: 10/06/2019     Visualizações: 1030