Estágios e bolsas

O programa de estágio da Embrapa Gado de Leite visa contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes. São oferecidos estágios de complementação educacional para estudantes de diversos níveis e cursos que poderão atuar em área técnica ou apoio.

 

Requisitos mínimos

É obrigatório que a instituição de ensino tenha convênio de concessão de estágio com a Embrapa. O estudante deverá ter idade mínima de 16 anos.

 

Convênio

O convênio celebrado com uma das Unidades da Embrapa é válido para todas as outras. A instituição de ensino interessada em celebrar convênio com a Embrapa Gado de Leite deverá: encaminhar ofício, à Chefia da Unidade, juntamente com a Ficha de Cadastro para o endereço:

Embrapa Gado de Leite / SGP/ Estágio

Rua Eugênio do Nascimento, 610 - Dom Bosco

36038-330 - Juiz de Fora / MG

 

Duração

O período máximo para a realização de estágio na Embrapa Gado de Leite é de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por igual período, observadas as condições legais de continuidade, até o limite máximo de 02 (dois) anos.

 

Carga Horária

A carga horária semanal de estágio poderá ser de 20 (vinte), 30 (trinta) horas. A carga horária poderá, excepcionalmente, ser de 40 horas semanais para estágio obrigatório, desde que a Instituição de Ensino emita uma declaração informando que não estão programadas aulas presenciais, durante o período do estágio. Neste caso a alternância entre teoria e prática, tem que constar, previamente, do programa pedagógico do curso.

 

Modalidades

Estágio obrigatório: é aquele previsto no currículo do curso como requisito necessário à sua conclusão e obtenção de diploma, portanto trata-se de um estágio sem remuneração. Clique aqui e conheça quais são as áreas de pesquisa e de apoio existentes na Embrapa Gado de Leite para abertura de vagas de estágio obrigatório.

Estágio não obrigatório: é aquele desenvolvido como atividade opcional para propiciar ao aluno experiência profissional não obrigatória. As vagas são oferecidas a qualquer época do ano e a seleção é feita por análise curricular e entrevista. O estágio é remunerado

Nas modalidades de estágio obrigatório e não obrigatório, as despesas com alimentação e hospedagem são por conta do estagiário.

Residência Zootécnica: é um programa da Embrapa Gado de Leite, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). É destinado a alunos de cursos técnicos agrícolas de zootecnia, agronomia e agropecuária, que conhecem todas as fases da produção de leite, as tecnologias geradas e adaptadas pela Embrapa e são capazes de atuar como agentes multiplicadores. A carga horária é de 40 horas semanais e a duração de dez meses. O Programa oferece alojamento, alimentação e uma bolsa de auxílio financeiro.

 

Locais de realização do estágio

O estágio pode ser cumprido em uma das três bases físicas da Embrapa Gado de Leite:

Sede: Rua Eugênio do Nascimento, 610 - Bairro Dom Bosco, Juiz de Fora - MG

Campo Experimental de José Henrique Brusch (CEJHB): Rodovia MG 133, Km 42, Zona Rural, Coronel Pacheco - MG

Campo Experimental de Santa Mônica (CESM): Barão de Juparanã, Valença - RJ

 

Contato

Marcello Augusto Gomes de Souza - SGP/Estágio

Fone: (32) 3311-7417

cnpgl.estagio@embrapa.br