História

1997 - Construção da nova sede da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora (MG).

Um ano e meio após a criação da Embrapa, sua Diretoria-Executiva deliberou, em 4 de outubro de 1974, a criação Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite (CNPGL). A inauguração oficial, no entanto, foi realizada em 26 de outubro de 1976, com sede na Fazenda Água Limpa, em Coronel Pacheco – MG, antiga Estação Experimental de Café do Departamento Nacional de Pesquisa e Experimentação Agropecuária.

Em 1978, a Fazenda Santa Mônica foi incorporada ao CNPGL como Campo Experimental Santa Monica (CESM). Trata-se de uma antiga fazenda produtora de café, que foi moradia de Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, nos últimos momentos de sua vida.

Em 1996, o CNPGL passou a ser denominado Embrapa Gado de Leite, em atenção à nova política nacional da Empresa. Um ano depois, a sede da Unidade foi transferida para Juiz de Fora - MG, com estrutura mais moderna. Assim, investiu na informatização dos procedimentos de comunicação, pesquisa e controle administrativo; no funcionamento de equipamentos analíticos sofisticados e na conexão à Internet. A proximidade a instituições de ensino acarretou no envolvimento de um grande número de estagiários de nível técnico, graduação e pós-graduação. A antiga sede, por sua vez, foi transformada no Campo Experimental José Henrique Bruschi.

Em 2000, a Embrapa Gado de Leite iniciou a criação de Núcleos Avançados de Apoio à Transferência de Tecnologia, que ampliaram sua capacidade de atender demandas das diferentes regiões brasileiras. Hoje, são quatro Núcleos: Centro-Oeste (2000), Nordeste (2001), Sul (2001) e Norte (2009).

 

Galeria de Chefes-gerais da Embrapa Gado de Leite