Complexo Multiusuário de

Bioeficiência e Sustentabilidade da Pecuária

 

O Complexo Multiusuário de Bioeficiência e Sustentabilidade da Pecuária Possui capacidade para abrigar cerca de 400 animais, entre pequenos e grandes ruminantes. Dispõe de infraestrutura moderna para apoio às atividades de pesquisa, que permitem a realização de projetos multidisciplinares, visando estabelecer estratégias para a melhoria da eficiência dos sistemas de produção pecuária de maneira sustentável.

A estrutura está instalada no Campo Experimental José Henrique Bruschi, em Coronel Pacheco – MG, com área de 13,7 mil m².

A construção do Complexo Multiusuário foi planejada em módulos, permitindo o início do funcionamento de cada laboratório antes mesmo da conclusão do projeto como todo. A primeira etapa foi lançada em 2012 e até 2015 toda a obra estará completa.

Conheça os quatro grupos de laboratórios que compõem o Complexo Multiusuário:

Laboratório de Metabolismo e Impactos Ambientais da Pecuária

Realiza pesquisas que objetivam o aumento da eficiência bioeconômica em sistemas de produção. Entre as áreas de estudos, destacam-se as relacionadas a exigências nutricionais, eficiência alimentar dos ruminantes, tratamento de dejetos, gases de efeito estufa na pecuária e avaliação do valor nutricional de alimentos e forrageiras.

Laboratório de Biotecnologia e Ambiência

Os experimentos estão relacionados a biotécnicas da reprodução, endocrinologia, ambiência e comportamento animal para o aumento da eficiência dos animais. Possui também uma Área de Contenção para Animais Geneticamente Modificados. São desenvolvidos estudos em fisiologia reprodutiva. O laboratório oferece suporte à pesquisa com embriões e animais geneticamente modificados. 

Laboratório de Pecuária de Precisão

Visa o desenvolvimento de postura gerencial baseada na variabilidade espacial e animal para maximizar o retorno econômico e minimizar o efeito ao meio ambiente.

Laboratório de Saúde Animal

Possibilita a aplicação de linhas de pesquisas relacionadas a diagnóstico, prevenção e controle das principais doenças da produção, além do desenvolvimento e do teste de fármacos.

 

Gestor: Humberto de Mello Brandão 
(32) 3311-7564 | humberto.brandao@embrapa.br