Parasitologia

Desenvolve pesquisas em andamento na Unidade, além de realizar o teste de sensibilidade dos carrapatos aos carrapaticidas, oferecido gratuitamente para os produtores de leite. São realizados estudos de avaliação do potencial de nematoides entomopatogênicos no biocontrole do carrapato, entre outros agentes controladores; além de efetuada a caracterização da resistência de populações do carrapato dos bovinos a carrapaticidas comerciais.

Serviço:
Teste de sensibilidade de carrapatos a carrapaticidas

Este é um serviço gratuito oferecido a produtores de todo o país. Consiste na determinação do carrapaticida mais adequado para uso em cada propriedade, garantindo combate eficiente, com economia de recursos e de mão de obra, desaceleração do processo de resistência e menor agressão ambiental. Trata-se de um serviço importante, pois as populações de carrapatos têm perfil diferente de resistência a carrapaticidas em cada propriedade.

Envio de amostras:
Deixe dois ou três animais sem contato com carrapaticida que age por contato (banho de aspersão) por, no mínimo, 25 dias. No caso de produto injetável ou aplicado na linha do dorso ("pour on"), o prazo mínimo sem uso é de 35 dias. Este cuidado é para que os carrapatos testados não tenham resíduos de carrapaticidas.

Colete cerca de 200 carrapatos grandes e repletos de sangue, que são as fêmeas, conhecidas popularmente como "mamonas" ou "jabuticabas". A melhor hora para coleta é no início da manhã, quando os animais encontram-se mais intensamente infestados por carrapatos com estas características. É importante que o material seja coletado no início da semana (segundas, terças ou quartas-feiras) e enviado no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte (desde que se tenha o cuidado de deixar os carrapatos devidamente acondicionados na parte inferior da geladeira).

Acondicione os carrapatos em um pote plástico com pequenos furos para que eles respirem, mas não consigam fugir.

Identifique o material, informando nome e município da propriedade, nome do proprietário, endereço para envio dos resultados e telefone.
Envie para:
Embrapa Gado de Leite
Rua Eugênio do Nascimento, 610
Dom Bosco – Juiz de Fora – MG – CEP: 36038-330

Para o envio não é necessário refrigerar o material e nem perfurar a caixa de papelão que acondiciona o pote plástico contendo a amostra.

O produtor recebe os resultados do teste em sua casa após 35 a 40 dias, juntamente com informações sobre o momento certo de banhar os animais com carrapaticida e sobre como preparar e administrar adequadamente o banho. É importante ressaltar que os resultados são válidos apenas para a propriedade de onde foram coletados os carrapatos e que o teste é gratuito. Utilizando corretamente o produto recomendado, a propriedade terá eficiência no controle de carrapatos por até doze meses. Depois de um ano, geralmente os carrapatos desenvolvem resistência ao carrapaticida. Portanto, recomenda-se que o teste seja repetido a cada ano, para orientação correta na troca de produto.

Gestor:
Márcia Cristina de Azevedo Prata - marcia.prata@embrapa.br

Telefone:
(32) 3311-7454

E-mail:
cnpgl.carrapato@embrapa.br