Núcleos Avançados de Apoio à

Transferência de Tecnologia

 

A Embrapa Gado de Leite conta com o suporte de quatro Núcleos Avançados de Apoio à Transferência de Tecnologia (NAATT) para cumprir seu mandato nacional, viabilizando soluções para a sustentabilidade da cadeia produtiva do leite.

A estrutura aumenta a interface com os agentes do agronegócio do leite e, ainda, permite que sejam desenvolvidos projetos de pesquisa e de transferência de tecnologias específicos para cada região do país. O trabalho é fundamentado em parcerias com instituições públicas e privadas.

 

O Núcleo Centro-Oeste foi criado em 2001 e está instalado na Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás - GO. A equipe de quatro membros atua no atendimento a demandas da região, com foco na transferência de tecnologias adaptadas ao bioma Cerrado. Os temas mais frequentes são: produção de leite a pasto, nutrição, manejo de pastagem, integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF), bem-estar animal, manejo de resíduos e qualidade do leite.

As atividades são conduzidas junto a parceiros, como indústrias laticinistas, cooperativas de produtores, empresas públicas e privadas de assistência técnica e extensão rural.

   
Coordenador:
Leovegildo Lopes de Matos - leo.matos@embrapa.br

Endereço:
Embrapa Arroz e Feijão - Núcleo Centro-Oeste da Embrapa Gado de Leite
Rodovia GO 462 (
Goiânia / Nova Veneza), km 12
Caixa Postal 179 - Fazenda Capivara
Santo Antônio de Goiás - GO - 75375-000

Contato:

(62) 3533-2104 / 3533-2170

O Núcleo Nordeste iniciou suas atividades em 2001 e está instalado na área da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju - SE.  

Desenvolve trabalhos com parceiros sobre nutrição animal e qualidade do leite em áreas de baixa precipitação pluviométrica. Destacam-se temas sobre uso de alternativas forrageiras na dieta de bovinos leiteiros no Nordeste, visando diminuir os custos de produção e aumentar a produtividade. Exemplos dessas plantas são: palma, sorgo, milheto, milho, gliricídia, atriplex, maniçoba, cunhã, leucena e moringa. Realiza, também, a transferência das tecnologias geradas nos projetos, por meio de palestras, eventos e entrevistas. 

Coordenador:
Elizabeth Nogueira Fernandes - elizabeth.fernandes@embrapa.br

Endereço:
Embrapa Tabuleiros Costeiros - Núcleo Nordeste da Embrapa Gado de Leite
Av. Beira Mar, 3250 - Caixa Postal 44
Aracaju - SE - 49025-040

Contato:
(79) 4009-1419

O Núcleo Sul foi criado em 2001 e hoje está instalado na Embrapa Clima Temperado, em Pelotas - RS. O Sul é a região do Brasil onde a produção leiteira apresenta crescimento mais acelerado. Daí a importância da presença do Núcleo da Embrapa Gado de Leite, realizando trabalho de pesquisa e de transferência de tecnologia específicos para as condições e as necessidades locais.

Atualmente, a transferência de tecnologias tem como principal ferramenta os resultados de pesquisas do próprio Núcleo e de parceiros, que desenvolvem cultivares de forrageiras adaptadas ao clima temperado. Também são disseminadas informações sobre sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF), manejo animal, bem-estar animal e qualidade do leite. 

Coordenador:
Rogério Dereti - rogerio.dereti@embrapa.br

Endereço:
Embrapa Clima Temperado – Núcleo Sul da Embrapa Gado de Leite
BR 392, km 78 - Caixa Postal 403
Pelotas - RS

Contato:
(53) 3275-8441

O Núcleo Norte funciona, desde 2009, na área da Embrapa Rondônia, em Porto Velho – RO. Cria e adapta soluções da Embrapa e de parceiros para os sistemas de produção da Amazônia. Auxilia na elaboração e na execução de políticas públicas em favor do agronegócio do leite da região.

O Núcleo contribuiu para a organização dos criadores de Gir Leiteiro de Rondônia e na implantação do teste de progênie. Atua no desenvolvimento da bacia leiteira da microrregião de Porto Velho – RO. Assessora o Sindicato das Minis e Pequenas Indústrias do Estado de Rondônia (Simpi), visando à implantação de laticínios.

Realiza ações de transferência de tecnologia, eventos técnicos e dias de campo, além de participar de torneios leiteiros de feiras agropecuárias.

Coordenador:
Paulo Moreira - paulo.moreira@embrapa.br

Endereço:
Embrapa Rondônia - Núcleo Norte da Embrapa Gado de Leite
Rodovia BR 364, km 5,5 - Caixa Postal 127
Porto Velho - RO - 76815-800

Contato:
(69) 3901-2527