Pular para o conteúdo

Pesquisa e Desenvolvimento

A produção técnico-científica da Embrapa Gado de Leite fundamenta o desenvolvimento de soluções tecnológicas que contribuem para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite no Brasil e nos trópicos.

A Embrapa Gado de Leite atua em âmbito nacional e mantém parcerias internacionais, sendo referência em produção animal, nutrição, ambiência e bem-estar para a produção de leite nos trópicos, melhoramento genético e biotecnologias da reprodução de raças zebuínas, desenvolvimento e manejo de forrageiras tropicais, biologia do carrapato e de microrganismos de interesse para o agronegócio do leite, especialmente bactérias causadoras de mastite, além de sistemas integrados de produção. Os trabalhos envolvem análise dos mercados do leite nacional e internacional, que fundamentam políticas públicas para o setor.

As áreas de pesquisa elaboradas pela equipe de P&D estão organizadas em quatro Núcleos Temáticos, que interagem permanentemente para estruturar e executar projetos interdisciplinares. Muitos deles são realizados em parceria com as mais diversas instituições nacionais e internacionais de ensino e pesquisa.