Estágios e bolsas

Participantes

Nível Médio: a partir do 1º ano do ensino médio

Nível Superior: a partir do 1º semestre

Pós-Graduação: especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado, desde que sejam comprovadas a matrícula e frequência em instituição de ensino da rede pública ou particular que possua convênio previamente celebrado com a Embrapa.

Recrutamento/Seleção

O processo de recrutamento será realizado pelo Setor de Gestão de Pessoas (SGP), que manterá banco de dados de currículos de candidatos a estágio. A seleção dos candidatos será realizada pela área solicitante (empregado supervisor), sob orientação do SGP, observando a disponibilidade de vagas e de recursos orçamentários.

Caso tenha interesse em estagiar conosco, envie seu currículo para: sgte.estagio@embrapa.br.

É importante citar a sua área de estágio no assunto do e-mail. Exemplo: Estágio-Comunicação.

Modalidades

  • Obrigatório: previsto no currículo do curso como requisito necessário à aprovação do estudante e à obtenção de seu diploma.
  • Não-Obrigatório: desenvolvido como atividade opcional para propiciar ao aluno experiência profissional não-obrigatória.

Duração

O estágio terá duração máxima de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por igual período, observadas as condições legais de sua continuidade, até atingir o limite máximo de 02 (dois) anos, findando-se obrigatoriamente, ao término do curso do estudante, prevalecendo o que ocorrer primeiro.

Carga Horária

Carga horária semanal de no mínimo de 20 (vinte) e no máximo 30 (trinta) horas para estudantes de nível médio e superior.

Benefícios

  • Bolsa de estágio, como contraprestação pela execução de suas atividades (para estágios não-obrigatórios);
  • Inscrição do estagiário em Plano de Seguro em Grupo da Embrapa abrangendo os eventos: morte acidental, morte natural, invalidez por doença e invalidez por acidente;
  • Utilização de materiais e equipamentos disponibilizados conforme a área de estágio;

Início do Estágio

A concessão de estágio está condicionada à prévia celebração de convênio com a Instituição de Ensino, no qual estejam estabelecidas as condições para a realização de estágio, bem como a sua vigência, renovável mediante celebração de termo aditivo.

As Chefias Adjuntas deverão encaminhar ao SGP, os seguintes documentos para a contratação do estagiário selecionado:

  • Formulário de  contratação/renovação de estágio(para estágios remunerados pela Embrapa);
  • Plano de estágio;
  • Declaração de matrícula;
  • Histórico escolar (nível superior) ou boletim (nível médio);
  • 2 (duas) fotos 3x4 recentes;
  • Cópias de CPF, RG e Comprovante de Residência;
  • Conta corrente (para estágios remunerados pela Embrapa).

Disposições Transitórias

É assegurado ao estagiário, sempre que o estágio tiver duração igual ou superior a 1 (um) ano, período de recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares.

Convênios

As instituições de ensino interessadas em celebrar convênio de concessão de estágio com a Embrapa Gestão Territorial deverão efetuar contato através do e-mail: helena.molinari@embrapa.br.

Críticas e Sugestões

Ajude-nos a melhorar o setor de estágios da Embrapa Gestão Territorial. Envie informações ou ideias para que possamos agregar valor a esta área que tanto contribui para o desenvolvimento da Embrapa e do nosso país.

Nosso email é: sgte.estagio@embrapa.br.