Serviços Prestados

Os serviços prestados pela Embrapa Gestão Territorial são realizados, em grande parte, por meio das ferramentas desenvolvidas pelo Núcleo de Análises Técnicas (NAT). Elas permitem que cada serviço possa ser customizado, de acordo com as demandas do cliente/parceiro. 

Seus serviços visam apoiar a tomada de decisão, a nível estratégico, de gestores públicos e privados. Abaixo, estão alguns dos principais serviços realizados pela Unidade.

Monitoramento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, contemplando a contextualização e a avaliação dos seus impactos econômicos, sociais e ambientais.

Estruturação e implantação do nó da INDE do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), publicando os planos de informação espaciais e metadados dos empreendimentos PAC. 
 

Identificação dos locais prioritários para o planejamento de medidas de prevenção e controle de pragas quarentenárias, por meio do levantamento de informações da proximidade das principais regiões produtoras com as possíveis vias de acesso dessas pragas.

Trabalho realizado em dois momentos:

O primeiro, buscou subsidiar um plano de investimentos e ações, com vistas ao aumento da produção nacional de trigo para, com isto, diminuir a dependência de importação do suprimento.

O segundo, voltou-se para a identificação de regiões prioritárias para implantação de ações de transferência de tecnologia, na perspectiva de incrementar a produção de trigo no Brasil.

Trabalho que buscou a identificação de municípios prioritários para ações de transferência de tecnologia para o aumento da produtividade de leite. 

Foram comparadas duas estratégias, para as quais se espera obter um aumento de 40% na produção de leite, tal como previsto no Programa Mais Leite. Os resultados do trabalho permitem aos tomadores de decisão, de cada Unidade da Federação, optarem pela estratégia de aumento mais conveniente à sua realidade. Conheça parte do trabalho