Acesso à informação
Barra topo

Grupo de Inteligência Territorial Estratégica

O Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (GITE) da Embrapa, sediado na Fazenda Chapadão em Campinas, presta serviços e desenvolve estudos sobre monitoramento, planejamento e inteligência territorial estratégica, prioritariamente, para a Diretoria da Embrapa, a direção de diversos Ministérios (MAPA, MPOG, MDA... ) e órgãos da Presidência da República. 

O GITE possui bancos de dados numéricos, cartográficos e iconográficos (fotos aéreas, imagens de satélites e de radar) de todo o Brasil, com ênfase na dinâmica espacial e temporal do uso, ocupação e atribuição das terras.

 

Agricultura e Preservação Ambiental: uma primeira análise do Cadastro Ambiental Rural

Areas de Vegetação PreservadaEsta pesquisa da Embrapa pode revelar, de forma inédita, quantificada e circunstanciada, um dos papéis fundamentais da agricultura na preservação ambiental no Brasil: a manutenção de extensas áreas de vegetação nativa no interior dos imóveis rurais, graças ao mapeamento e ao registro realizado no âmbito do Cadastro Ambiental Rural (CAR), promovido pelo Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente. O objetivo principal desta pesquisa é identificar, qualificar, quantificar e cartografar as áreas de vegetação preservada nos imóveis rurais brasileiros, a partir dos dados cadastrados no SICAR.

 Limites MATOPIBADesenvolvimento Territorial Estratégico para Região do MATOPIBA

A expressão MATOPIBA resulta de um acrônimo criado com as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Essa expressão designa uma realidade geográfica que recobre parcialmente os quatro estados mencionados, caracterizada pela expansão de uma fronteira agrícola baseada em tecnologias modernas de alta produtividade.

 

 

FIESP - Cana e Declividade em São PauloImpacto da Mecanização da Colheita da Cana-de-Açúcar nas Áreas Declivosas do Estado de São Paulo

A regressão da cana-de-açúcar nas áreas de colheita não mecanizável dá origem a uma nova fronteira para a diversificação da agricultura paulista, cuja dimensão, a pedido da FIESP, esta pesquisa do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (GITE) da Embrapa busca qualificar e quantificar.