Pular para o conteúdo

Grandes contribuições para a agricultura brasileira

Ciência que transforma

Resultados e impactos positivos da pesquisa agropecuária na economia, no meio ambiente e na mesa do brasileiro

 

Produzir alimentos é atividade rica em ciência e tecnologia, mas isso nem sempre é visível para a população. A pesquisa agropecuária gera conhecimentos e ativos tecnológicos que são transformados em inovação quando se materializam na prática da agricultura, em produtos usados pelo mercado ou consumido pelos cidadãos. A parceria da pesquisa com setores da iniciativa privada agiliza a aplicação das tecnologias ofertadas pela ciência agropecuária e a Embrapa tem buscado ampliar essas alianças.

Aqui você encontrará uma significativa parte do trabalho da Embrapa e de seus parceiros. São algumas soluções tecnológicas plenamente incorporadas pelo setor produtivo rural ou pelo mercado, com impacto mensurado sobre benefícios diretos e indiretos à sociedade. Navegue pelos temas abaixo e compreenda mais como as tecnologias aqui apresentadas têm impacto positivo na vida dos brasileiros.

Embrapa em números

O Embrapa em Números é uma publicação desenvolvida a partir de dados disponibilizados pela Embrapa e por diversas outras instituições do Brasil e do exterior. Sob a forma de gráficos e tabelas, apresenta alguns indicadores agropecuários e dados sobre infraestrutura, orçamento, equipes e programação de pesquisa da Embrapa, reunindo informações que permitem traçar um panorama geral dos trabalhos da Empresa.

 

Baixe o arquivo em PDF

Balanço Social

O Balanço Social é uma publicação anual da Embrapa que apresenta alguns dos principais resultados alcançados pela Empresa no ano anterior. Isso é feito por meio do levantamento das ações sociais realizadas, dos casos de sucesso, dos prêmios e reconhecimentos recebidos e da adoção e impactos econômicos, sociais, ambientais e institucionais de soluções tecnológicas geradas e adotadas pela sociedade. As informações de adoção e impactos estão organizadas nos seguintes temas: manejo agrossilvipastoril e correção de solos; fibras, oleaginosas e cereais; produção animal; frutos e castanhas; hortaliças e leguminosas; sistemas e serviços; cultivares e geração de empregos. A partir dos impactos econômicos dessa amostra de soluções tecnológicas é calculado o lucro social devolvido pela Empresa à sociedade brasileira.

Acesse a página do Balanço Social

A ciência muito além do campo