Errata

No regulamento do Hackathon Embrapa, onde se lê:

Art. 47 As soluções serão avaliadas pela comissão técnica quanto aos quesitos (referência ISO 9126):
1) Solução mais inovadora, 2) melhor usabilidade e design, 3) maior completude funcional e 4) uso de recursos tecnológicos.

Art. 49 As soluções serão avaliadas pela comissão julgadora quanto ao quesito: 1) Adequação ao Tema.

leia-se:

Art. 47 As soluções serão avaliadas pela comissão técnica quanto aos quesitos (referência ISO 9126):
1) maior completude funcional e 2) uso de recursos tecnológicos.

Art. 49 As soluções serão avaliadas pela comissão julgadora quanto ao quesito (referência ISO 9126): 1) Adequação ao Tema, 2) Solução mais inovadora e 3) melhor usabilidade e design

Objeto

Art. 1º O concurso Hackathon Embrapa tem por objeto o desenvolvimento de solução de software sobre Tomada de decisão no Manejo Integrado de Pragas, visando a sustentabilidade dos agroecossistemas.

Art. 2º O presente concurso visa promover um ambiente de inovação e colaboração entre a Embrapa e a comunidade universitária, mesclando conhecimentos acadêmicos com práticas do mercado profissional, estimulando a criação de produtos com base nas tecnologias agropecuárias geradas pela Embrapa, visando a transferência dessas tecnologias para a sociedade.

Art. 3º O Hackathon Embrapa tem por objetivo promover o desenvolvimento de aplicativos móveis para dispositivos mobile com foco nas tecnologias, produtos e serviços de caráter agropecuário gerados pela Embrapa, a ser realizado conforme as datas previstas no Anexo 1 do edital, na Embrapa Sede, em Brasília/DF, situada no Parque Estação Biológica – PqEB, W3 Norte (Final) – Ed. Sede.

Parágrafo único. Os projetos de solução de software deverão ser:
I - pensados para utilização em dispositivos móveis, que utilizam ao menos sistema operacional Android e/ou iOS;

II - baseados em software livre e licenciados nos termos da licença livre GNU GPL v2.0, que compreende, entre outras, a exigência de disponibilização de códigos-fonte abertos, a liberdade de uso, a possiblidade de distribuição e de modificação do software, conforme as exigências do artigo 111 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.
Participação

Art. 4º O presente concurso destina-se a estudantes e egressos, de até 3 (três) anos, de Instituição de Ensino Superior, Público ou Privado, de abrangência Nacional.

Art. 5º É vedada a participação de empregados da Embrapa na formação das equipes que irão participar do Concurso na qualidade de competidores.

Art. 6º As soluções apresentadas serão apuradas por 2 (duas) comissões, assim definidas:

I - Comissão Técnica: composta por 2 (dois) empregados da Embrapa:

a) 1(um) representante da Tecnologia da Informação,
b) 1(um) representante da Comunicação.

II - Comissão Julgadora, composta por 5 (cinco) integrantes:

a) 1(um) empregado da Embrapa representante da Tecnologia da Informação,
b) 1(um) empregado da Embrapa representante da Comunicação,
c) 1(um) empregado da Embrapa representante da Pesquisa,
d) 1(um) empregado da Embrapa representante da Transferência de Tecnologia,
e) 1(um) representante externo do público-alvo da aplicação.

Art. 7º O concurso contará com as presenças de Pesquisadores Padrinhos, empregados da Embrapa, com notório conhecimento do tema do concurso.

Processo seletivo

Art. 8º O processo seletivo será composto por 2 (duas) etapas:

I – etapa eliminatória:
a) Fase 1
b) Fase 2
c) Fase 3
d) Fase 4
e) Fase 5

II – etapa classificatória:
a) Fase 1
b) Fase 2

Etapa eliminatória

Fase 1 – Inscrição das equipes

Art. 9º As pessoas interessadas em participar do concurso deverão acessar o site http://www.embrapa.br/hackathon e preencher seus dados pessoais nos campos apropriados, definidos como obrigatórios, no formulário eletrônico disponibilizado no período definido no anexo 1 do edital – Projeto Básico.

Art. 10º Os interessados deverão formar equipes por Curso e Campus da Instituição de Ensino, compostas por 2 (dois) a 5 (cinco) integrantes.

Parágrafo primeiro. A Embrapa resguarda a limitar até 2 (duas) equipes por Curso e Campus de Instituição de Ensino devido ao espaço físico do local da realização presencial do evento.

Parágrafo segundo. Fica a critério da Instituição de Ensino a formação das equipes.

Parágrafo terceiro. As Instituições de Ensino que apresentarem mais de 2 (duas) equipes inscritas, fica a Embrapa encarregada de selecionar as 2 (duas) equipes que primeiramente fizeram o cadastro no evento conforme ordem cronológica (data e hora).

Art. 11º Todos os membros da equipe deverão ser identificados no formulário de inscrição, sendo que um deles deverá ser indicado como o responsável da equipe.

Art. 12º Será visualizada página contendo inteiro teor do regulamento do concurso e as normas de confidencialidade aplicáveis. Para formalizar sua inscrição, os interessados deverão marcar a opção "li e concordo com os termos".

Art. 13º As inscrições serão gratuitas e as despesas com passagens, locomoção e acomodação serão de responsabilidade exclusiva dos participantes. A alimentação aos participantes do evento, nos dias presenciais, será disponibilizada na forma prevista no item 6 do Anexo I.

Art. 14º A participação no Concurso implica:

I - autorização do(s) autor(es) para utilização pela Embrapa, a título universal, definitivo e gratuito, ao público em geral, todo e qualquer tipo de comunicação, divulgação, veiculação e, enfim, publicidade e promoção relativamente ao seu nome, imagem e voz, em qualquer meio, incluindo eletrônicos e na internet, desde que vinculado ao presente concurso;

II - autorização do(s) autor(es) para utilização, a título universal, definitivo e gratuito, ao público em geral, das ideias e soluções de software apresentados.

Art. 15º Ao se inscrever, os participantes deverão enviar:

a) Comprovante de matrícula ou diploma, de cada integrante da equipe.

Art. 16º No ato da inscrição será enviado para o responsável da equipe, um e-mail com o comprovante do registro da mesma com o número de registro, data e hora.

Art. 17º Serão automaticamente eliminadas as inscrições enviadas que:
a)  Apresentarem dados incompletos na ficha de inscrição e/ou,
b)  Não for encaminhado o comprovante de vínculo com a Instituição conforme Art. 15º.
Art. 18º No dia definido no anexo 1 do edital será divulgado no site do Hackathon (http://www.embrapa.br/hackathon) as equipes inscritas.

Art. 19º Serão divulgadas as inscrições em ordem de cadastro cronológica.

Art. 20º A Organização do evento se reserva o direito de não realizar o evento caso se tenha menos de 15 (quinze) inscrições individuais distribuídas entre as equipes.

Art. 21º A Organização do evento se reserva o direito de encerrar as inscrições a partir do momento que um máximo de 20 (vinte) equipes tenham realizado as inscrições.

Fase 2 – Planejamento da solução

Art. 22º As equipes inscritas participarão do evento de abertura que ocorrerá presencialmente na data definida no anexo 1 do edital – Projeto Básico, na Embrapa Sede, em Brasília/DF, situada no Parque Estação Biológica – PqEB, W3 Norte (Final) – Ed. Sede.

Parágrafo único. Neste dia as equipes estarão reunidas para participar da palestra de abertura, mentorias, brainstorming, intercâmbio de experiências e ideias que ajudarão as equipes no desafio de desenvolver o planejamento da solução.

Art. 23º As equipes desenvolverão nesta fase os seguintes produtos:

a) Canvas: O Project Model Canvas tem por objetivo permitir a cocriação do plano de projeto com o engajamento e participação das principais partes interessadas. A metodologia auxilia na elaboração de um planejamento macro da solução.

b) Storyboard: São úteis para representar o que deverá ser construído. O storyboard é o planejamento básico do produto a ser desenvolvido, no caso, uma série de desenhos que definem a sequência das telas, as quais são usadas para descrever o fluxo básico do produto.

c) Proposta do Projeto: Descrição sucinta da proposta da solução com a ideia a ser desenvolvida.

Parágrafo único. As equipes serão orientadas pela equipe técnica da Embrapa e os Templates para confecção das soluções serão disponibilizados no site do Hackathon (http://www.embrapa.br/hackathon) até o momento do desenvolvimento destas atividades.

Art. 24º O ambiente de imersão contará com a presença do Pesquisador Padrinho para orientação das equipes quanto ao tema do concurso.

Art. 25º Os participantes deverão portar consigo computadores pessoais para o desenvolvimento dos produtos, sendo de sua inteira responsabilidade a guarda de seus computadores.

Parágrafo único. Neste dia serão oferecidos almoço e lanche aos participantes.

Art. 26º Serão automaticamente eliminadas as equipes que:

a) Submeter os produtos citados no Art. 23º de forma incompleta;
b) Não submeter os produtos citados no Art. 23º.

Art. 27º No dia definido no anexo 1 do edital será divulgado no site do Hackathon (http://www.embrapa.br/hackathon) o resultado da Fase 2 com a lista das soluções que prosseguirão na etapa Eliminatória.

Fase 3 - Desenvolvimento da solução

Art. 28º As equipes desenvolverão as soluções, de modo não presencial, no período definido no anexo 1 do edital – Projeto Básico.

Art. 29º Durante o período de desenvolvimento da solução serão programadas conversas com os organizadores para suporte ao desenvolvimento das soluções, esclarecimento de dúvidas e em torno do tema do concurso.

Parágrafo único. A comunicação contínua entre os participantes e a organização será realizada por meio do Fórum em http://www.embrapa.br/hackathon.

Art. 30º Deverão ser utilizados obrigatoriamente os dados disponíveis no seguinte endereço eletrônico: http://www.embrapa.br/hackathon. Os dados estarão pré-processados e organizados em tabelas Excel ou Webservices com padrão JSON.

Parágrafo único. Para os dados que não estiverem disponíveis e forem necessários para o desenvolvimento da solução, a equipe poderá solicitar à coordenação por meio do Fórum em http://www.embrapa.br/hackathon. Caso a Embrapa não tenha os dados, a equipe poderá providenciar dados fictícios para mostrar na solução.

Fase 4 – Apresentação da solução

Art. 31º As equipes deverão apresentar suas soluções por meio de pôsteres informativo na data definida no anexo 1 do edital – Projeto Básico.

Art. 32º As equipes deverão submeter o arquivo com os pôsteres informativo das soluções por meio do endereço eletrônico: http://www.embrapa.br/hackathon.

Parágrafo único. O pôster informativo da solução deverá seguir o padrão do Template que estará disponível para download no endereço eletrônico: http://www.embrapa.br/hackathon.

Art. 33º Os pôsteres, que serão impressos pela Embrapa, estarão disponíveis aos participantes do Evento, no dia da Demonstração das Soluções, para que todos possam conhecer as soluções desenvolvidas e para a fase de Julgamento das Soluções.

Art. 34º Serão automaticamente eliminadas as equipes que:

a) Submeter o pôster fora do padrão do Template,
b) Não submeterem o pôster,
c) Submeter fora do prazo.

Art. 35º No dia definido no anexo 1 do edital será divulgado no site do Hackathon (http://www.embrapa.br/hackathon) o resultado da Fase 4 com a lista das soluções que prosseguirão na etapa Eliminatória.

Fase 5 - Submissão da solução

Art. 36º As equipes deverão submeter às soluções na data definida no anexo 1 do edital – Projeto Básico por meio do endereço eletrônico: http://www.embrapa.br/hackathon.

Art. 37º O código fonte com a devida documentação deve estar disponível para que a comissão técnica possa executá-lo.

Parágrafo único. Considera-se entregáveis desta Etapa e obrigatório: 1) MER (Modelo Entidade-Relacionamento); 2) Todo código fonte da aplicação, bibliotecas, API`s e qualquer outro elemento necessário para compilação da aplicação; 3) Instalável da aplicação para iOS ou Android; 4) Captura de tela da compilação da aplicação com o explicativo em documento em formato .DOC

Art. 38º Serão automaticamente eliminadas as equipes que:

a) Submeter a solução de forma incompleta conforme entregáveis citados no Art. 37º, parágrafo único,
b) Não submeterem a solução,
c) Submeter a solução fora do prazo.

Art. 39º Na data definida no anexo 1 do edital – Projeto Básico será publicada por meio do endereço eletrônico: http://www.embrapa.br/hackathon, o resultado da Fase 5 com a lista das soluções que prosseguirão na Etapa Classificatória.

Etapa classificatória

Fase 1 – Demonstração das soluções

Art. 40º A demonstração das soluções ocorrerá presencialmente na data definida no anexo 1 do edital – Projeto Básico a partir das 13:00 horas.

Art. 41º A ordem da demonstração das soluções será definida pela organização do evento.

Art. 42º A demonstração das soluções terá duração de no máximo 10 minutos.

Art. 43º Os pôsteres informativos das soluções ficarão expostos no hall da Sede desde as 09:00 horas. 

Art. 44º Neste dia será oferecido um lanche aos participantes.

Fase 2 – Julgamento e apuração

Art. 45º O julgamento será composto por 2 (duas) fases:

I – fase técnica; e
II – fase presencial.

I – Fase Técnica:

Art. 46º O julgamento das soluções pela comissão técnica ocorrerá no período definido no anexo 1 do edital - Projeto Básico.

Art. 47º As soluções serão avaliadas pela comissão técnica quanto aos quesitos (referência ISO 9126): 1) Solução mais inovadora, 2) melhor usabilidade e design, 3) maior completude funcional e 4) uso de recursos tecnológicos.

I – Fase Presencial:

Art. 48º O julgamento das soluções pela comissão julgadora ocorrerá na data definida no anexo 1 do edital – Projeto Básico a partir das 13:00, no momento da Demonstração das Soluções.

Art. 49º As soluções serão avaliadas pela comissão julgadora quanto ao quesito: 1) Adequação ao Tema.

Art. 50º Os empregados da Embrapa da comissão julgadora e da comissão técnica serão designados em ato específico do Chefe do Departamento de Patrimônio e Suprimentos.

Art. 51º Os avaliadores serão convidados a fazer a avaliação das soluções de acordo com os quesitos apresentados anteriormente adotando as Escalas abaixo:

a) 1 – Bom -  peso 1
b) 2 – Muito Bom – peso 3
c) 3 – Ótimo – peso 5

Art. 52º Será adotado Peso 6 para a comissão julgadora e peso 4 para a comissão técnica.
 
Art. 53º A apuração das notas será realizada pela Organização do evento na data definida no anexo 1 do edital – Projeto Básico das 15:00 as 16:00 horas.

Art. 54º As soluções vencedoras serão aquelas que obtiverem o maior somatório geral das notas atribuídas por todos os componentes da comissão julgadora e da comissão técnica.

Premiação

Art. 55º Após a apuração das notas serão divulgados os resultados acerca do primeiro, segundo e terceiro colocados.

Art. 56º Os membros das 3 (três) melhores soluções receberão, por pessoa, um troféu de reconhecimento da conquista.
Art. 57º Cada equipe poderá ser agraciada apenas uma vez.

Art. 58º A Instituição de Ensino na qual pertence às equipes vencedoras, receberá um troféu de reconhecimento da conquista de sua equipe.

Das disposições finais

Art. 59º Estão impedidos de participar do Concurso os membros da Comissão Julgadora, bem como seus parentes em linha reta, colateral ou afim, até o terceiro grau. Também estão impedidos de participar do Concurso os empregados da Embrapa e seus colaboradores.

Art. 60º O edital poderá ser impugnado por qualquer pessoa em até 05 (cinco) dias úteis antes da data fixada para realização do Concurso e por qualquer participante em até 02 (dois) úteis antes da data fixada para sua realização, consoante artigo 41 da Lei 8.666/93.

§1º Acolhida a impugnação contra o ato convocatório, será definida e publicada nova data para realização do certame.

§2º As impugnações e pedidos de esclarecimentos não suspendem os prazos previstos no certame.

Art. 61º Dos atos praticados pela Comissão Organizadora e pela Comissão Julgadora serão admitidos recursos, na forma da Lei 8.666/93, cabendo ao Chefe do Departamento de Patrimônio e Suprimentos da Embrapa a decisão final sobre os recursos.

Art. 62º Os casos omissos serão resolvidos pela comissão julgadora.

Art. 63º As despesas arcadas pela Embrapa serão as previstas neste Edital, custeadas conforme disponibilidade orçamentária informada.

Parágrafo único. As demais despesas, como por exemplo, passagens, diárias, locomoção não apenas nos dias presenciais do evento, mas como nos dias não presenciais, se fizerem necessárias, serão de responsabilidade exclusiva dos participantes.