Alho-Porró | Uma hortaliça condimentar

 

O alho-porró vem sendo consumido há milhares de anos, sendo conhecido pelos antigos gregos e romanos. Atualmente, é cultivado praticamente em todo o mundo. No Brasil, sua produção está concentrada nos estados do Sul e do Sudeste. É uma hortaliça condimentar pertencente à família das Aliáceas, a mesma da cebola, alho e cebolinha, sendo provavelmente nativa da região Mediterrânea. Apresenta consideráveis teores de vitaminas A, B e C. Seu sabor é mais suave comparado ao da cebola.

Em geral, o alho-porró é vendido com parte das folhas cortadas. A porção remanescente das folhas é verde escuro, achatada e larga. As folhas sobrepostas uma às outras, na base da planta, formam um talo bem desenvolvido, cilíndrico, de cor branca brilhante. Quando colhido no ponto ideal, o talo deve apresentar de 10 a 20 cm de comprimento e de 3 a 6 cm de diâmetro. Ao comprar e transportar para casa, manuseie o produto com cuidado para evitar ferimentos que causam escurecimento do talo.

O alho-porró pode ser mantido em geladeira acondicionado em saco de plásticos pelo período de até 5 dias. Preferencialmente, não o lave antes de armazená-lo.

Para congelar, remova as folhas verdes, raízes e a parte verde do talo. Corte a parte branca ao meio, no sentido do comprimento e separe os pedaços. Lave bem em água corrente, eliminando toda a sujeira aderida ao talo. Coloque em água fervente por 2 a 3 minutos, seguida por 2 a 3 minutos em água com gelo. Escorra a água e coloque os pedaços em uma vasilha aberta, tipo bandeja ou tabuleiro. Leve ao congelador e espere endurecer. Transfira os pedaços já congelados para saco de plástico ou vasilha tampada apropriada para congelamento, removendo o ar interno da embalagem com uma bombinha de vácuo. Nesta condição, o produto pode ser mantido por até 6 meses.

O alho-porró é consumido cru em saladas, temperado com manteiga ou margarina e demais temperos de sua preferência, ou combinado com outras hortaliças. Além disso, pode ser usado refogado como ingrediente de tortas, com macarrão, em gratinados e também como condimento enriquecendo o sabor de sopas, cozidos e molhos. A sopa de alho-porró com batata é um prato tradicional da cozinha francesa.

Consome-se preferencialmente o talo, ou seja, a parte branca da hortaliça, mas as folhas também são comestíveis e podem ser usadas como condimento. Corte as raízes e apare as folhas verdes. Descarte as folhas mais externas, de cor verde claro, como se estivesse tirando a casca de uma cebola, deixando a parte branca que se parece com um pequeno palmito. Corte o talo em pedaços no sentido longitudinal, ou em rodelas como cebola e lave-o em água corrente fria. Para cozinhar, coloque os pedaços em uma panela com água salgada fervente. Diminua o fogo, tampe e cozinhe até que estejam macios. Escorra-os e aproveite no prato que desejar.

Fonte: 

LANA, M. M.; TAVARES, S. A. (Ed.). 50 Hortaliças: como comprar, conservar e consumir. 2. ed. rev. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2010. 209 p. il. color.


Receitas

Quiche de alho-porró
Nível: médio

Bolo de carne com alho-porró
Nível: fácil

Alho-porró gratinado
Nível: médio