Bertalha | Planta rústica rica em vitamina A

 

A bertalha é uma hortaliça da família Baselácea, provavelmente originária da Índia. É uma planta rústica, rica em vitamina A, além de fornecer cálcio, ferro e vitamina C. Por seu valor nutricional, aliado a rusticidade no cultivo, é um importante recurso alimentar para as populações das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Também é apreciada nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.A bertalha é uma trepadeira, de folhas e caules verdes, carnosos e suculentos, sendo muito cultivada em hortas domésticas, de preferência junto a cercas e latadas e utilizada às vezes em ornamentações.

A bertalha fresca, boa para o consumo, tem folhas de cor verde bem escuro, tenras, limpas, sem manchas. Não compre maços com folhas amareladas e murchas, o que indica que a hortaliça foi colhida há muito tempo.

Manuseie as folhas com cuidado, evitando rasgá-las ou amassá-las o que acelera o murchamento e a deterioração. Por serem frágeis, compre-as por último, evitando colocá-las no fundo do carrinho de compras. Não deixe as folhas expostas ao sol ou dentro do carro fechado por tempo prolongado.

A bertalha deve ser consumida logo após ser colhida, pois se deteriora com muita facilidade e não pode ser congelada.

Em temperatura ambiente conserva-se por até 1 dia, desde que os ramos sejam mantidos imersos em uma vasilha com água fresca. Para conservar por mais tempo, é preciso guardar em geladeira, em sacos de plástico fechados ou vasilhas de plástico com tampa, na parte mais baixa da geladeira.

A bertalha apresenta sabor suave e pode ser usada em substituição ao espinafre e à couve. As folhas e ramos novos são consumidos após cozimento ou refogados. Se necessário, acrescente somente a quantidade necessária de água para evitar que ela grude na panela. Com isso, evita-se a perda de sais minerais na água de cozimento.

Quando usada em sopas e cozidos deve ser acrescentada por último para evitar seu cozimento excessivo. Também pode ser usada em omeletes, farofas, tortas e quiches. A bertalha crua, cujo sabor é diferente do sabor da bertalha cozida, pode ser usada em saladas verdes, picada bem fina como a couve mineira e temperada à gosto.

Fonte: 

LANA, M. M.; TAVARES, S. A. (Ed.). 50 Hortaliças: como comprar, conservar e consumir. 2. ed. rev. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2010. 209 p. il. color.