O Hortaliça Não é só Salada – Alimentação saudável sem desperdício (HNESS) é um programa de incentivo ao consumo e à redução do desperdício de hortaliças de autoria da pesquisadora Milza Moreira Lana, da Embrapa Hortaliças.

Esse programa tem por objetivo:
 

  1. Contribuir para o aumento do consumo de hortaliças pela população brasileira, a partir da premissa Hortaliça não é só Salada. Para isso, o HNESS oferece várias opções de uso desses alimentos no dia a dia bem como orienta sobre os atributos de qualidade que devem ser levados em conta na hora de adquirir esses produtos no mercado.

  2. Contribuir para a redução das perdas que ocorrem após a colheita das hortaliças, tanto em quantidade (o desperdício representado pelo alimento que vai para o lixo) como em qualidade (redução do valor nutricional e da qualidade sensorial). Para isso, o HNESS orienta sobre o correto manuseio e armazenamento das hortaliças pelo consumidor, tanto no mercado como na residência.

O conteúdo do HNESS está alinhado às políticas públicas de segurança alimentar do estado brasileiro e aos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil para o desenvolvimento sustentável.

Em relação às políticas públicas, o HNESS se propõe a contribuir para o alcance das seguintes metas:
 

 

O HNESS está alinhado diretamente a três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidades, e em particular, às seguintes metas:

ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável

Meta 2.1: “Até 2030, acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano”.

ODS 3 – Saúde e bem-estar

Meta 3.4: “Até 2030, reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar.”

ODS 12 – Consumo e produção responsável

Meta 12.3: “Até 2030, reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, em nível de varejo e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita”.

Dirigido ao público geral, seu conteúdo também pode ser utilizado por profissionais da área de educação, saúde, extensão rural e assistência social, em atividades de promoção da alimentação saudável e de combate ao desperdício de alimentos, no contexto do desenvolvimento sustentável.

Nessa seção você encontra folhetos, cartazes e selos do programa. Seja você produtor(a) rural, técnico de assistência técnica e extensão rural, comerciante, profissional da área de saúde ou um(a) cidadão (ã) interessado(a) em promover a alimentação saudável sem desperdício, ajude a divulgar o Hortaliça Não é só Salada. Na sua escola, no seu ponto de venda, nas embalagens das hortaliças e nas suas redes sociais, imprima, distribua e compartilhe. É gratuito!

Texto: Milza Moreira Lana - Embrapa Hortaliças
Atualizado pela autora: Mai.2021.

 

Materiais para divulgação

<none>

Logomarcas para embalagens

Aumente suas vendas, fornecendo dicas e receitas nas embalagens de hortaliças e nas gôndolas dos mercados.

Acesse

<none>

Imprima os folhetos

Seja um parceiro da Embrapa na reprodução e distribuição dos folhetos do projeto Hortaliça não é só Salada

Acesse

<none>

Cartazes: Hortaliças combinam com todas as refeições

Imprima ou compartilhe nas mídias sociais os cartazes que promovem o consumo de hortaliças em todas as refeições.

Acesse

<none>

Cartazes: Novos Sabores

 

Evite a monotonia alimentar e descubra novas hortaliças e novos sabores. Imprima ou compartilhe gratuitamente.

Acesse

<none>

Cartazes: Vá de Hortaliças

Hortaliças não servem apenas para almoço e jantar. Conheça e divulgue a versatilidade desses alimentos.

Acesse

<none>

Cartazes: Ponha esse verde no seu prato

Traga para sua refeição mais variedade, mais sabor e mais saúde com as hortaliças folhosas ou verduras.

Acesse