Pular para o conteúdo

A cultura do alho | voltar ao início


Autores: Francisco Vilela Resende, Lenita Lima Haber e Jadir Borges Pinheiro 

Descrição botânica

O alho pertencente à família Alliaceae, é uma planta herbácea, com folhas lanceoladas (alongadas), estreitas e cerosas, podendo atingir até 60 cm de altura, dependendo da cultivar. As bainhas das folhas formam um pseudocaule curto, em cuja parte inferior origina-se o bulbo (Figura 1A). O caule verdadeiro (Figura 1B) é um disco comprimido sendo o ponto de partida das folhas e das raízes, que são pouco ramificadas e com profundidade variando de 20 a 30 cm.

Figura 1. A) Planta de alho, com as bainhas e pseudocaule. B) Caule verdadeiro. Fotos: Paula Rodrigues; José Luis Pereira.

O bulbo, de formato redondo ou ovalado é dividido em bulbilhos (dentes) que podem variar em número de 5 a 56. Os bulbilhos são compridos, ovoides e de forma arqueada, envoltos por folhas protetoras chamadas brácteas, cuja coloração pode ser branca, vermelha, violeta, roxa e marrom (Figura 2 A). Além dessa proteção individual, o bulbo ainda é envolto por várias túnicas esbranquiçadas que são facilmente destacáveis (Figura 2 B). 

Figura 2. A) Bulbilhos com envoltório individual. B) Bulbos de alho envoltos por túnicas brancas. Fotos: José Luis Pereira. 

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) divide em dois grupos as variedades de alho, Branco e Roxo. O alho chinês é caracterizado na origem como Branco Puro (Pure White) e Branco (White) na negociação com o seu importador brasileiro, já o alho argentino é classificado na origem como Semente Chinesa, Branco e ‘Roxo'. O MERCOSUL utiliza as denominações para os grupos Branco e Roxo, que inclui todas as cultivares de alho coloridas. No grupamento de Alho Branco há predominância da coloração branca no bulbilho, que pode apresentar listras arroxeadas ou de outras colorações enquanto que o do Alho Roxo apresenta predominância da coloração roxa em todos os bulbilhos. No Brasil , as variedades de alho mais cultivadas são divididas ainda nos grupos nobre (menos de 20 bulbilhos por bulbo) e comum (mais de 20 bulbilhos por bulbo).