Pular para o conteúdo

Como plantar alho | voltar ao início


Autores: Francisco Vilela Resende, Lenita Lima Haber e Jadir Borges Pinheiro 

Preparo do solo

Um eficiente preparo de solo é fundamental para o cultivo do alho, proporcionando um bom desenvolvimento de raízes e formação de bulbos. É aconselhável fazer uma aração com profundidade mínima de 20 cm e uma ou duas gradagens, procurando deixar o solo bem destorroado. A aração deve ser feita 45 a 60 dias antes do plantio, seguida da primeira gradagem para melhor incorporação do corretivo ao solo. A segunda gradagem deve ser feita bem próximo ao plantio, para que o terreno fique bem destorroado. 
 
O encanteiramento pode ser feito manualmente ou de forma mecanizada com enxada rotativa ou auxílio de um rotoencanteirador. A largura dos canteiros varia de acordo com o tamanho do encanteirador, esquemas de plantio em linhas duplas ou simples e espaçamentos. 
 
Os canteiros devem ser construídos com 1,20 a 2,10 m de largura com carreadores de 20 a 40 cm. Deve-se evitar a utilização de canteiros muito largos que obrigam os trabalhadores a caminharem entre as linhas de plantio, causando compactação e prejudicando o desenvolvimento e qualidade dos bulbos. O comprimento dos canteiros varia de acordo com o terreno, sempre respeitando as curvas de nível, para protegê-los da erosão.