Pular para o conteúdo

Como plantar alho | voltar ao início


Autores: Francisco Vilela Resende, Lenita Lima Haber e Jadir Borges Pinheiro 

Vernalização

A vernalização ou frigorificação dos bulbos de alho em pré-plantio é capaz de tornar a planta menos exigente em fotoperíodo e temperaturas baixas, permitindo a diferenciação e formação de bulbos em locais que não possuem as condições climáticas adequadas para determinada cultivar.
 
O advento da vernalização ampliou as regiões e as épocas de cultivo de cultivares de alho nobre, anteriormente restritas ao sul do Brasil. Atualmente variedades de alho nobre roxo, como Caçador, Ito, Jonas, Quitéria, Chonan e San Valentim podem ser cultivadas em locais das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Bahia que não fornecem as condições adequadas de temperaturas baixas e fotoperíodo longo que estas cultivares exigem.
 
O processo de vernalização do alho ocorre apenas na faixa de temperatura entre 3 a 5°C e umidade relativa (UR) de 65 a 70%. UR abaixo de 65% pode causar a morte da gema de brotação por ressecamento e acima de 70% favorece o aparecimento de fungos como Penicillium spp. O período de armazenamento na câmara fria é definido em função das variações de temperatura de cada região e época de plantio, podendo variar de 45 a 60 dias. Antes da introdução do alho vernalizado em determinada região, deve-se adequar a tecnologia de vernalização ao local, por meio de testes de combinação de tempo em câmara fria com épocas de plantio.
 
O processo de vernalização ocorre somente quando o índice de velocidade de dormência (IVD) dos bulbilhos alcança a faixa de 30 - 40%. Se na época da vernalização o IVD não estiver adequado, pode-se fazer um tratamento de pré-câmara fria através da exposição dos bulbilhos a temperaturas de 10 - 15°C por 8 a 10 dias, acelerando o crescimento da folha de brotação até o IVD desejado para frigorificação. Desta forma, uma recomendação mais geral para vernalização de bulbilhos com IVD baixo é manter a câmara fria nos primeiros 10 dias a 15°C e, posteriormente reduzir para 4°C por 40 dias.
 
A época de plantio e o período de vernalização devem ser bem planejados, de maneira que os bulbilhos não fiquem fora da câmara além de seis dias entre a retirada da câmara e o plantio. Deve-se iniciar o plantio quando a temperatura média diária for menor que 20°C, sendo a temperatura ideal em torno de 15°C.
 
O ciclo cultural dos alhos submetidos ao tratamento de frio pré-plantio é significativamente reduzido, variando de 90 a 130 dias, de acordo com a cultivar, época de plantio, com as condições manejo da câmara fria e com o período de vernalização. Quando uma cultivar é plantada em seu local de origem, onde não há necessidade de vernalização, o ciclo pode chegar até a 210 dias.