Notícias

09/10/17 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Site incentiva consumo consciente de hortaliças para evitar o desperdício

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Consolidar conhecimentos e disponibilizar informações foi o caminho trilhado pelo projeto “Hortaliça não é só salada”, coordenado pela Embrapa, para orientar os consumidores sobre as pequenas atitudes cotidianas que reduzem o desperdício de hortaliças.

De acordo com a pesquisadora Milza Moreira Lana, idealizadora do projeto, há muitas tecnologias que permitem aos produtores rurais minimizar as perdas de hortaliças na fase de pós-colheita nas suas diferentes etapas: lavagem, classificação e beneficiamento. “Também existem diversos cursos e publicações técnicas para agricultores sobre o assunto, porém há uma lacuna quanto se trata de conteúdo destinado aos consumidores”, afirma.


Mas o que fazer para ajudar a população a se alimentar melhor e a desperdiçar menos hortaliças? A pesquisadora encontrou a resposta na fórmula dos 4C’s: como comprar, conservar e consumir. Na página “Hortaliças na Web”, hospedada no portal da Embrapa Hortaliças, foram sistematizadas diversas informações que orientam os usuários sobre os atributos de qualidade na hora da compra e o correto manuseio e acondicionamento das hortaliças no mercado e na residência para evitar desperdícios.

“Pensamos em entregar um produto que pudesse ser facilmente consultado para auxiliar a rotina dos consumidores”, explica Milza ao ressaltar que a proposta foi compilar informações sobre áreas em que as pessoas têm realmente condições de atuar e cooperar, como no mercado ou dentro de sua própria casa.

“Há problemas estruturantes que tangenciam a questão do desperdício de hortaliças, mas para dialogar com os consumidores nós fizemos um recorte do assunto para que eles pudessem entender sua parcela de participação nos altos índices de desperdício”, acrescenta. Em suma, a crença é de que mais informação resulta em menos desperdício, uma vez que incentivar o consumo de hortaliças também é uma forma de minimizar a perda desses alimentos tão perecíveis.


 

O site Hortaliças na Web também visa contribuir para o aumento do consumo de hortaliças pela população brasileira, oferecendo diversas opções de preparo desses alimentos - são mais de 150 receitas nutritivas, práticas e baratas. O conteúdo do site também está disponível em outros formatos (livros, folders e vídeos) para democratizar o acesso para uma ampla parcela da população.

“Enquanto instituição pública, nós pensamos como poderíamos atuar para atenuar o cenário que mais parece um contrassenso, no qual o brasileiro consome pouca hortaliça ao mesmo tempo em que desperdiça muita hortaliça”, comenta Milza ao convidar todos para conhecerem o projeto e descobrirem que “couve não apenas acompanha feijoada, quiabo é muito mais que baba e bertalha não é um ser de outro planeta”.

 


Acompanhe!

Nas próximas semanas, vamos veicular a série de textos “Hortaliça não é só salada”, que evidencia a problemática do desperdício de hortaliças do ponto de vista do consumidor. Mais do que detalhar o contexto ambiental e socioeconômico por trás do desperdício de alimento, a proposta é mostrar como o incentivo ao consumo está atrelado ao melhor aproveitamento da hortaliça para não resultar em desperdício nos lares brasileiros.


16 de outubro - Hortaliça e dinheiro não se jogam fora

As proporções e os desdobramentos do desperdício de alimentos: despesa censurável em um planeta com recursos naturais escassos e finitos

Contabilizar os custos implicados no desperdício de alimentos amplia a compreensão do sistema alimentar e traz mais clareza sobre os impactos do desperdício na sociedade

Quando se fala em hortaliças, que são alimentos muito perecíveis, perde-se quase metade de tudo o que se produz no mundo

O alimento descartado como lixo consome recursos naturais e financeiros na gestão dos resíduos pelo poder público

 


23 de outubro - Quem quer saúde vai à feira

Hortaliças são alimentos indispensáveis em uma dieta saudável e diversificada porque fornecem nutrientes importantes como vitaminas, sais minerais e fibras

 


30 de outubro - Hortaliça combina com todas as refeições

Conhecer diferentes preparos é importante para aproveitar melhor as hortaliças e evitar seu desperdício

Hortaliças permitem uma infinidade de combinações do café da manhã ao jantar: aproveite melhor e desperdice menos!

 

06 de novembro - Como obter o melhor de cada hortaliça

  • Não aperta que estraga!

O manuseio correto preserva a qualidade e mantém as hortaliças próprias para consumo por mais tempo: ponto contra o desperdício!

  • Geladeira, para que te quero?

A refrigeração contribui para aumentar a durabilidade das hortaliças e colabora com a redução do desperdício

  • A aparência te engana!

Os consumidores fazem uma associação imediata entre o aspecto estético e a qualidade da hortaliça, mas isso nem sempre está certo!

 

 

Paula Rodrigues (MTb 61.403/SP)
Arte: Henrique Carvalho
Imagens: USDA (CC) e Henrique Carvalho

Embrapa Hortaliças

Telefone: (61) 3385-9110

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

consumo de hortaliçasdesperdicio de alimentos