Notícias

24/08/10 |

Livro desvenda utilização de embalagens para hortaliças e frutas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

As embalagens estão presentes em toda a cadeia produtiva de frutas e hortaliças, desde a colheita até a comercialização, e são elas um dos principais fatores para o índice de perdas entre 20% e 30% observado no País. Com o propósito de reduzir esse percentual e melhorar a qualidade dos produtos que chegam ao consumidor, a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) lançou o livro "Embalagens para comercialização de frutas e hortaliças no Brasil". O lançamento ocorreu em cerimônia realizada no dia 23 de agosto, durante o 28º Congresso Internacional de Horticultura (International Horticultural Congress - IHC), evento promovido pela Sociedade Internacional de Horticultura (ISHS), até o dia 27, em Lisboa, Portugal.

Segundo a editora técnica da obra, a pesquisadora Rita de Fátima Luengo, da Embrapa Hortaliças, o livro tem como principal diferencial o enfoque predominante em relação ao produto, principalmente suas fragilidades e logística de distribuição. "O tema embalagens tem relação direta com diversas áreas, como logística, vendas, propaganda, exposição, armazenamento e custos. Talvez esse estreito relacionamento torne embalagens um ponto-chave para melhoria e otimização dessas áreas todas", afirma.

Rita Luengo divide e edição técnica do livro com o pesquisador Adonai Gimenz Caldo, da Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos-SP). Com 13 capítulos distribuídos em 256 páginas, a publicação aborda temas como embalagens utilizadas no Brasil e na União Européia, legislação, tipos e novas opções de matérias-primas para embalagens, higienização de embalagens retornáveis, doenças transmitidas por embalagens e interações com o meio ambiente, entre outros assuntos.

Para dar conta desses temas, Rita Luengo e Adonai Gimenez Calbo, buscaram especializas de instituições de pesquisa, órgãos de regulação e centrais de abastecimento, entidades ligadas à iniciativa privada, além de pesquisadores de duas instituições de Portugal, a Universidade do Porto e a Universidade Católica Portuguesa. O livro "Embalagens para comercialização de frutas e hortaliças no Brasil"custa R$ 45,00 e pode ser comprado na Livraria Virtual da Embrapa (livraria.sct.embrapa.br), ou por meio do Setor de Vendas da Embrapa Hortaliças, pelo telefone (61) 3385-9115.

Marcos Esteves (MTb – 4505/14/45v/DF)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385-9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/