A Cultura do Tomate | voltar à página de cultivos


Características

O tomateiro é uma planta de origem andina que possui grande variabilidade de gêneros e ampla adaptabilidade em diferentes regiões. O grande número de espécies e mesmo a grande variedade de cultivares no mercado demonstram diferentes resposta às condições de absorção de luz, CO2, temperatura, absorção de água e nutrientes, permitindo que estas plantas possam se desenvolver em climas que variam de condições de tropical de altitude à temperado.

É uma planta da família das Solanáceas, assim como a berinjela, a pimenta, o pimentão e o jiló. A planta possui porte arbustivo e seu desenvolvimento vegetativo pode ser caracterizado pelo tipo de crescimento, determinado ou indeterminado. As cultivares de crescimento determinado têm crescimento limitado e são as utilizadas para o plantio sem estaquia sendo, portanto, conhecidas como tomate rasteiro, que é cultivado normalmente para processamento industrial.

As plantas de crescimento indeterminado tem crescimento ilimitado, podendo chegar a 10m de comprimento. O tutoramento ou estaquia é necessário para que a planta fique ereta e os frutos não mantenham contato com o solo.