Acelga | Possui alto teor de fibras

 

A acelga é uma hortaliça cujas folhas são semelhantes às folhas da beterraba. Originaria da Ásia menor e do Mediterrâneo, pertence à família Quenopodiácea, a mesma da beterraba e do espinafre verdadeiro. A acelga possui alto teor de fibras, necessárias para o bom funcionamento do intestino. Cerca de 100 g dessa hortaliça atendem a necessidade diária de vitamina A de um adulto. Apresenta também razoável teor de vitamina C.

Na maioria das feiras e mercados a couve chinesa é comercializada erroneamente com o nome de acelga. Entretanto, as duas são hortaliças bem diferentes. A acelga apresenta talos brancos brilhantes, com grandes folhas verde escuras, tenras, suculentas e menos enrugadas que as folhas da couve chinesa. A couve chinesa por sua vez, apresenta folhas verde claras, enrugadas, ovais e compridas sobrepostas umas às outras formando uma cabeça.

Manuseie os maços com cuidado para não danificar as folhas e talos. Escolha aqueles com folhas verdes, sem sinais de amarelecimento que indicam que a planta está velha. A presença de talos moles e de folhas com manchas escuras é sinal que a hortaliça já está passada, e portanto o sabor, aroma e textura não serão satisfatórios.

À semelhança do que ocorre com as outras hortaliças de folha, a acelga se estraga rapidamente quando mantida em condição ambiente. Na geladeira, pode ser conservada por até 5 dias. Neste caso, lave as folhas em água corrente, escorra o excesso de água e coloque as folhas em saco de plástico ou vasilha de plástico rígido com tampa. Durante o armazenamento, mantenha a acelga separada de tomate e de frutas maduras, para evitar seu amarelecimento.

A acelga pode ser consumida crua. Entretanto, a forma tradicional de consumo é como refogado ou cozida em sopas, saladas, recheios de tortas, charutos ou em sucos junto com outras hortaliças. Quando refogada, pode ser usada em substituição ao espinafre, à couve e ao almeirão em diversos pratos. Para preservar a qualidade nutricional da acelga cozida, prepare-a no vapor ou com quantidade mínima de água.


Receitas

Lasanha com acelga
Nível: Médio

Torta recheada com acelga
Nível: Fácil