Aipo | também conhecido como salsão

 

O aipo, também conhecido como salsão, é uma hortaliça da qual se consome preferencialmente, o pecíolo ou talo da folha. É originária da região Mediterrânea e pertence à família Apiácea, a mesma da salsa, cenoura e mandioquinha-salsa. É fonte de vitamina A e em menor quantidade vitamina C. O aipo foi cultivado na antiguidade como planta medicinal; somente a partir do final do século XVI foi plantado como hortaliça. Os gregos e romanos associavam-no a seus mitos e festas. Atualmente seu uso é muito comum nos EUA. No Brasil, o consumo de aipo é baixo, devido provavelmente ao desconhecimento de suas qualidades e modo de preparo, pela maioria dos consumidores.

O aipo colhido no ponto certo pesa entre 350-500 g e tem cerca de 30 cm de comprimento. Os pecíolos ou talos são largos, com formato de canoa, e as folhas são parecidas com as da salsa, só que bem maiores. Os talos podem ser ter cor esbranquiçada ou verde claro. Devem apresentar cor uniforme, serem firmes, porém tenros. As folhas podem apresentar diferentes tonalidades de verde mais claro ou escuro, dependendo da variedade.

O aipo deve estar crocante e suculento. O caule não deve estar murcho ou com pontos escuros. As folhas devem estar com aspecto de produto fresco, com cor verde brilhante, sem áreas amareladas. O aipo fica com sabor ruim, às vezes amargo, quando a planta passa do ponto de colheita e se torna fibrosa. O aipo quando fresco é quebradiço e deve ser manuseado com cuidado. Escolha o maço sem apertar ou quebrar as folhas e talos, pois as áreas danificadas escurecem e apodrecem rapidamente.

É uma hortaliça que se deteriora com facilidade. Mantenha-o em geladeira em sacos de plástico, por até 2 semanas. Somente armazene depois de eliminar as folhas e talos murchos ou escuros. Tenha cuidado em acondicioná-lo em saquinhos separados porque o aipo absorve cheiro de outros produtos. Para mantê-lo fresco pode-se borrifá-lo com água fria.

Para congelá-lo, corte as folhas e reserve. Lave bem os talos em água corrente. Mergulhe os talos cortados no tamanho desejado em água fervente por 2 minutos e em seguida em água gelada por 2 minutos. Para evitar o escurecimento do aipo durante o congelamento pode-se acrescentar 1 colher de suco de limão para cada litro de água gelada. Escorra bem a água e coloque os pedaços de aipo em uma vasilha aberta. Leve ao congelador e deixe pelo tempo necessário para que endureçam. Retire do congelador e coloque os pedaços em saco de plástico ou vasilha tampada e coloque-o novamente no congelador.

As folhas do aipo podem ser usadas como condimento. Pique–as bem pequenas, coloque em forminha de gelo ou copinho de café descartável e leve-os ao congelador. Quando endurecerem coloque as folhas em saco de plástico ou vasilha tampada e coloque-as novamente no congelador. O descongelamento deverá ser feito durante o preparo do prato.

O aipo é usado como alimento e como condimento. Apesar de o talo ser a parte mais consumida, a raiz e as folhas também são comestíveis. Apresenta sabor levemente adocicado quando combinado com outras hortaliças em pratos diversos.

Pode ser servido cru em saladas e em maionese, ou cozido como ingrediente para recheio de tortas e quiches, como tempero para pastas e molhos, na forma de sucos e cozidos.

Uma das maneiras mais apreciadas de preparo do aipo é o uso das folhas e dos talos para enriquecimento do sabor e do aroma de sopas. Para usar as raízes, é necessário cortá-las bem finas ou ralá-las.


Receitas

Suco de aipo com laranja
Nível: fácil

Refogado de aipo
Nível: fácil

Espaguete de aipo
Nível: fácil

Filé de peito com salsão e suco de laranja
Nível: fácil