Melão | Uma hortaliça refrescante

 

Existe uma grande variedade de melões que se diferenciam quanto ao tamanho e formato, cor e textura da casca, cor da polpa, sabor e aroma. No Brasil, o melão mais facilmente encontrado no mercado é o melão amarelo. Aos poucos vem aumentando a oferta de outras variedades dos grupos Cantaloupe e Honeydew, mais aromáticos e mais doces do que o melão amarelo e o melão do tipo Pele de Sapo de casca verde rajada.

Nesse texto somente será descrito o melão amarelo. Membro da família Cucurbitácea, como a melancia, abóboras e pepino, o melão é uma hortaliça refrescante, fonte de vitaminas e fibras. Há registro de seu cultivo no Egito e no Irã desde cerca de 2.500 a.C.. Sua origem ainda é motivo de controvérsia entre os pesquisadores. Enquanto alguns o situam na Índia e no Irã, outros acreditam que se situe na África o centro de origem do melão.

O melão amarelo possui frutos com peso de 1,5 a 2 kg em média, com casca amarelo canário e polpa de cor branco esverdeado a creme. A polpa é espessa e suculenta. A casca tem textura que em algumas variedades torna-se um pouco mais rugosa com o amadurecimento.

Quando maduro, o fruto apresenta um aroma suave e agradável e a polpa adocicada. Quando colhido verde, o melão fica com o sabor e aroma muito prejudicados pois não amadurece adequadamente fora da planta. Entretanto, avaliar se o melão está maduro com base somente em sua aparência é um desafio mesmo para os compradores mais experientes.

Na falta de uma dica infalível para escolher o melhor melão, preste atenção nos seguintes ítens para aumentar as chances de escolher um bom fruto: a casca deve ter cor amarelo bem forte, sem áreas e faixas verdes que indicam que o fruto foi colhido antes da época certa; o fruto dever ser firme e pesado, sem áreas amolecidas e escuras.

O melão inteiro pode ser mantido por vários dias em condição ambiente, em local fresco e ao abrigo de insolação direta.

Após ser cortado, a parte que não foi consumida deve deve mantida em geladeira. Envolva o fruto em filme plástico ou coloque os pedaços em uma vasilha de plástico com tampa. De preferência, mantenha a parte restante com casca e sementes, o que ajuda a evitar o seu ressecamento.

O melão pode se congelado em pedaços para fazer sucos. Congele diretamente em embalagens plásticas, em porções individuais. Na hora do preparo, e só bater os pedaços congelados no liquidificador com água ou suco de outra fruta, de acordo com a quantidade desejada. O tempo de conservação do produto congelado é de 4 a 6 meses.

A melhor maneira de consumir o melão é simplesmente descascá-lo e saboreá-lo, do jeitinho que a natureza o preparou. Nessa forma é excelente no café da manhã ou como sobremesa. Também pode ser adicionado a saladas de frutas, cortado de maneiras atrativas como fatias, cubos ou bolinhas e no preparo de sucos com água ou com suco de outras frutas. Por ter um sabor suave e refrescante o melão é uma excelente opção para o preparo de sobremesas como pavês, tortas, mousses e sorvetes.Fatias de melão com presunto são uma excelente opção de entrada. Paladares mais ousados devem experimentar o melão em receitas de pratos salgados como sopas frias aromatizadas com leite de coco e gengibre, saladas frias e massas.

Sempre lave o fruto em água corrente antes de cortá-lo, evitando assim que sujeiras presentes na casca contaminem a polpa.


Receitas

Espaguete com melão
Nível: fácil

Melão cremoso
Nível: fácil

Torta gelada de melão
Nível: difícil