Morango | Rico em vitamina C

 

Na sua forma atual o morango é uma planta criada pelo homem através de processos de cruzamento e melhoramento de espécies silvestres. Pertence à família Rosácea, à qual também pertencem a rosa, a cereja, a maçã, as amoras e a pêra. O morango é rico em vitamina C, é boa fonte de fibras dietéticas, folato e potássio. Adicionalmente é pobre em calorias.

Escolha frutos completamente maduros, mas firmes, com cor vermelha uniforme e brilhante. Quando colhidos ainda verdes os morangos não desenvolvem todo o sabor e aroma característicos. As sépalas (a parte verde perto do cabinho que se assemelha à folha) devem estar verdes e com aparência de produto fresco. Os frutos menores geralmente têm sabor e aroma mais intenso do que os frutos graúdos.

O morango é muito perecível e os danos mecânicos, feridas e batidas durante o manuseio tornam-no mais sensível à podridão, murchamento e perda nutricional. Escolha os frutos com cuidado em respeito aos demais consumidores e transporte-os para casa separadamente das demais hortaliças e não os deixe exposto ao sol.

Os morangos só devem ser lavados na hora de consumir pois a umidade acelera a deterioração e prejudica o sabor e o aroma. Manter as sépalas ajuda a conservar os morangos por maior tempo, por isso mantenha-as no fruto até a hora de consumir e remova-as somente após lavar os morangos.

Os frutos devem ser mantidos em geladeira em vasilha tampada ou protegidos com filme de plástico para evitar a desidratação, por 3 a 4 dias. Sem refrigeração, os morangos conservam sua boa qualidade por no máximo 1 a 2 dias, quando então se tornam excessivamente maduros ou apodrecem.

Para congelar, limpe, lave e seque bem os morangos com papel absorvente. Divida em porções e coloque em sacos plásticos. Feche bem, escreva a data e leve ao congelador, onde os frutos podem ser mantidos por até 6 meses.

O morango pode ser consumido cru ou após o preparo de diferentes formas em pratos doces e salgados. Tradicionalmente associado a pratos doces, como sorvetes e mousses, tortas e bolos, tem crescido o uso do morango em pratos salgados diversos.

O descongelamento deve ser lento, em geladeira ou em condição ambiente. Para manter o formato dos frutos recomendase descongelá-los na geladeira e serví-los quando ainda parcialmente congelados. Após descongelamento, podem ser mantidos em geladeira por até 3 dias, mas não devem ser recongelados.


Receitas

Salada de morango com queijo
Nível: fácil

Macarrão ao molho de morango
Nível: médio

Morango refrescante
Nível: fácil