Use o congelador para evitar o desperdício


O congelador é um poderoso aliado para evitar o desperdício de alimentos. A utilização correta do congelamento permite estender a durabilidade das hortaliças sem grandes perdas do valor nutritivo e do sabor.

Em um país como o Brasil, onde há ofertas de hortaliças frescas durante todo o ano, a preferência deve sempre recair sobre o produto fresco. Entretanto, com o congelamento você ganha mais tempo para consumir a hortaliça que comprou, mas não teve como preparar.

Quase todas as hortaliças podem ser congeladas. Em geral, não se prestam para o congelamento as hortaliças folhosas consumidas cruas como alface, rúcula e agrião. Por outro lado, as hortaliças de folha consumidas cozidas como espinafre e couve-de-bruxelas podem ser congeladas sem problema. Outras, a exemplo do tomate e do pimentão podem ser congeladas, desde que após o descongelamento elas sejam usadas em pratos cozidos. Morango, melancia e melão, podem ser consumidos crus após descongelamento, na forma de sucos e vitaminas ou parcialmente descongelados com sorvete ou com iogurte.

Antes de congelar qualquer hortaliça fresca, é preciso observar os seguintes passos:

  • O congelamento preserva, mas não melhora a qualidade do alimento. Por isso, separe a quantidade que pretende utilizar naquele momento e congele o resto. Quanto mais fresca estiver a hortaliça, maior a qualidade do produto após o congelamento.
  • Antes de congelar, remova as partes danificadas, a casca e as sementes. Dessa forma, você evitar gastar energia para congelar partes do alimento que não serão consumidas.
  • No caso de hortaliças consumidas com casca, lave-as em água corrente e enxugue-as com um pano de cozinha limpo ou toalha de papel antes de congelar.
  • Corte a hortaliça em pedaços.
  • Se necessário, faça o branqueamento.
  • Guarde a hortaliça em embalagens de plástico ou de vidro próprias para congelamento. Faça porções que possam ser consumidas uma única vez - após descongelado o alimento deve ser consumido em até dois dias.
  • Identifique na embalagem a data de congelamento. Na hora de consumir, lembre-se de escolher o alimento com a data mais antiga.

Para obter informações mais detalhadas sobre cada hortaliça consulte a seção COMO CONSERVAR a partir do menu 50 HORTALIÇAS.

O branqueamento é um procedimento que inibe as mudanças químicas que resultam em alteração do sabor e da cor dos alimentos durante o processo de congelamento. Além disso, ele destrói os microrganismos presentes na superfície da hortaliça.

O branqueamento consiste na imersão da hortaliça em água fervente por um breve tempo, seguido da imersão em água gelada pelo mesmo período. Cumprido o tempo de resfriamento, deve-se escorrer a água.

Para proceder ao branqueamento, adicione a hortaliça após a água levantar fervura. Mantenha o fogo alto e a panela tampada. Comece a contar o tempo quando a água voltar a ferver. Caso a água não volte a ferver em até um minuto, isto indica que você está usando pouca água para a quantidade de hortaliça a ser branqueada.

É importante observar que a primeira parte do branqueamento, referente à imersão em água fervente, pode ser substituída pela exposição ao vapor ou pelo aquecimento em micro-ondas, ambos por períodos de tempo diferentes daqueles recomendados para a imersão em água fervente.

Para saber o tempo de branqueamento de cada hortaliça consulte a tabela a seguir.


HORTALIÇA PREPARO E TEMPO DE BRANQUEAMENTO EM ÁGUA FERVENTE
Abóbora madura picada 3 min; ou cozinhar, amassar e congelar o purê
Abobrinha picada 2 a 3 minutos
Abobrinha ralada 1 a 2 minutos
Acelga picada 2 minutos
Aipo (talos picados) 2 a 3 minutos
Aipo (folhas) não branquear
Alcachofra inteira cozinhar al dente em água com limão
Alho-porró (talo) 2 a 3 minutos
Almeirão picado 2 minutos
Aspargo 2 a 4 minutos, dependendo do tamanho
Batata 3 a 5 minutos, dependendo do tamanho
Batata-doce cozinhar, amassar e congelar o purê
Berinjela picada 4 minutos
Brócolis 2 minutos
Cebola picada não branquear
Cenoura inteira 5 minutos
Cenoura picada 2 minutos
Cheiro-verde 2 minutos
Chicória picada 2 minutos
Couve picada 2 minutos ou não-branquear
Couve chinesa picada 2 minutos
Couve-de-bruxelas 3 a 5 minutos, dependendo do tamanho
Couve-flor picada 3 a 4 minutos
Ervilha em grão 1,5 a 2,5 minutos
Ervilha em vagem 2 a 3 minutos, dependendo do tamanho
Espinafre picado 2 minutos
Feijão-vagem 2 minutos
Inhame / cará congelar ou amassar e congelar o purê
Mandioquinha-salsa não branquear
Melancia não branquear
Melão não branquear
Moranga picada 3 minutos, ou cozinhar, amassar e congelar o purê
Morango não branquear
Mostarda folha picada 2 minutos
Nabo picado 3 minutos
Pimentão cortado ao meio 3 minutos, ou não branquear
Pimentão em fatias ou rodelas 2 minutos ou não branquear
Quiabo 2 a 3 minutos
Repolho picado 1,5 minuto, ou não branquear
Taro / Inhame cozinhar, amassar e congelar o purê
Tomate picado cozinhar por 20 a 30 minutos

Para obter informações mais detalhadas sobre cada hortaliça consulte a seção COMO CONSERVAR a partir do menu 50 HORTALIÇAS.

Hortaliças podem ser mantidas congeladas por 8 a 12 meses, em congelador doméstico.

Para muitas hortaliças não é necessário o descongelamento prévio. Este deve ser feito durante o preparo do prato. Algumas podem ser parcialmente descongeladas antes do preparo para permitir um cozimento mais uniforme.

Para descongelar antes de usar, coloque a hortaliça em água fervente, espere retomar a fervura, diminua o fogo e cozinhe até o ponto. Se necessário, separe os pedaços com o auxílio de um garfo. Use a menor quantidade possível de água para evitar perda de nutrientes.

Para preparar sucos e vitaminas não é preciso descongelar a hortaliça previamente. Coloque suco, água ou leite no liquidificador e bata com a hortaliça ainda congelada.

Para obter informações mais detalhadas sobre cada hortaliça consulte a seção COMO CONSERVAR a partir do menu 50 HORTALIÇAS.

Siga as instruções do fabricante sobre a temperatura ideal para conservação dos alimentos e mantenha seu congelador bem regulado e em boas condições de funcionamento. Conserve o congelador limpo para evitar contaminação dos alimentos.

Antes de ir ao mercado, faça uma vistoria e liste os produtos que você tem no congelador. Dessa forma, evita-se comprar produtos que se tem em casa. Ao mesmo tempo, é aconselhável planejar a compra dos itens necessários para preparar receitas com aqueles produtos que estão prestes a perder a validade.


Fonte:

ANDRESS, E.; HARRISON, J.A. So easy to preserve. 5. ed. Athens. The University of Georgia, Bulletin 989. 2006.

LANA, M.M.; TAVARES, S.A. (Ed.). 50 Hortaliças: como comprar, conservar e consumir. 2. ed. rev. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2010. 209 p. il. color.