Seção | Hortaliça também é arroz


O arroz é um dos alimentos mais presentes na dieta do brasileiro. Quando se fala em arroz todo mundo se lembra de feijão e bife. Esse é, sem dúvida, um prato saboroso, mas pode ficar ainda mais gostoso se entrar alguma hortaliça nessa combinação. E o arroz é uma excelente opção para combinar com várias hortaliças. Nesse caso, estamos falando de preparar o arroz e a hortaliça em uma mesma panela. Você suja só uma panela, economiza gás e varia o prato presente na mesa todos os dias. 

A maneira de preparar o arroz a mesma que você está acostumado, ou seja, o arroz pode ser torrado ou não, dependendo do gosto ou hábito de cada um. Todas as receitas podem ser feitas com arroz branco comum, arroz branco parbolizado ou arroz integral. A hortaliça é adicionada à panela no começo ou no final do cozimento, dependendo se é uma hortaliça que precisa de mais ou menos tempo para cozinhar. 

Não é preciso se preocupar com a quantidade exata de ingredientes, pois não há como errar na proporção; é uma questão de gosto. Para quem nunca cozinhou esses pratos, as receitas trazem as quantidades em medidas. Mas você pode colocar mais ou menos hortaliças se quiser que predomine o sabor da hortaliça ou do arroz. Todas as receitas podem ser feitas com arroz branco comum, arroz branco parbolizado ou arroz integral.

Veja como preparar arroz com tomate e arroz com ervilha e abóbora.

O arroz com batata-doce é uma maneira tradicional de se preparar a batata-doce em algumas regiões brasileiras. A batata doce é descascada e cortada em pedaços grandes. Lembre-se de deixá-la imersa em água até a hora do preparo para que ela não escureça. Refogue o arroz como usual e após acrescentar a água, adicione os pedaços de batata-doce. Não precisa se preocupar que o arroz não vai ficar doce. Outras hortaliças que podem ser cozidas com arroz são feijão-vagem, brócolis e mandioquinha-salsa.
Se você não quiser cozinhar a hortaliça juntamente com o arroz, mas simplesmente variar a maneira de apresentar o prato, aqui vai uma sugestão:

- 3 medidas de arroz cozido
- 1 medida de vagem cozida cortada em rodelinhas
- 1 medida de cenoura ralada cozida
- 1 medida de beterraba ralada cozida

É só montar o prato em um pirex alto e transparente, alternando uma camada de hortaliça com uma camada de arroz. Arroz e salada no mesmo prato!

Experimente também:

- Almeirão com arroz
- Risoto de couve-de-bruxelas
- Risoto de ervilha
- Arroz com espinafre

Outras maneiras de combinar hortaliças com arroz:

- Trouxinha de alface com arroz
- Bolinho de chicória e arroz
- Moranga recheada com arroz

Vídeo

- Arroz com tomate e arroz com ervilha e abóbora (Duas receitas no mesmo vídeo)

Texto: Milza Moreira Lana