Seção | Hortaliça também é farofa


Uma maneira prática e fácil de incluir hortaliças na dieta, principalmente para quem não é fã de salada, é prepará-las na forma de farofa. São infinitas as combinações que podem ser feitas, usando farinha de milho ou mandioca, hortaliças cruas ou cozidas. A farofa também é uma excelente opção para aproveitar sobras de carnes, evitando desperdício.

A tradicional farofa de ovo pode ficar de cara nova se você acrescentar cenoura ralada ou couve picada bem fininha. Ambas as hortaliças podem ser usadas cruas ou ligeiramente refogadas.

Outras opções deliciosas você encontra aqui. A primeira receita, farofa crua de tomate, inclui três hortaliças temperadas com azeite e suco de limão e combinadas com uma mistura de farinha de milho e mandioca. Você vai se surpreender com o colorido dessa farofa: só de olhar, você já fica com água na boca. Para essa receita não é preciso se preocupar com a quantidade exata de ingredientes. Uma medida pode ser correspondente a uma xícara ou a três xícaras dependendo da quantidade de farofa que você quer preparar. O importante é manter a proporção dos ingredientes. Esta é uma farofa que pode ser servida em churrascos ou nas principais refeições. Uma boa sugestão é serví-la, acompanhada de arroz branco e carne branca ou vermelha assada; como essa farofa é também uma salada, com três pratos, você tem uma refeição completa. 

Outra receita bem fácil, que vai agradar até os paladares mais exigentes, é a farofa de vagem com tomate. Para preparar essas duas receitas não é preciso se preocupar com a quantidade exata de cada ingrediente, mas sim com a proporção entre eles. 


Experimente também:

- Farofa de bertalha com tomate cereja
- Farofa de coentro e ovo
- Farofa mineira
- Farofa de jiló
- Farofa de maxixe

Vídeo

- Farofa crua de tomate e farofa de vagem (Duas receitas no mesmo vídeo) 

Texto: Milza Moreira Lana