Seção | Hortaliça também é suco


Suco de frutas todo mundo conhece. Mas suco de hortaliça? Isso mesmo; coloridos e saborosos, os sucos naturais substituem com vantagem os refrigerantes. Fontes importantes de vitaminas e sais minerais, eles devem ser consumidos preferencialmente logo após o preparo. As hortaliças podem ser misturadas com água ou com sucos de frutas tradicionais como laranja, maracujá, abacaxi e limão.

Para começar, vamos incrementar dois dos sucos de frutas mais consumidos pelos brasileiros, o suco de laranja e a limonada. 

A primeira receita ensina como preparar a limonada com couve. Além de ser um suco refrescante e saboroso, é uma boa maneira de incluir a couve, uma hortaliça muito nutritiva, na dieta de crianças e adolescentes que rejeitam esta hortaliça quando ela é preparada na maneira tradicional. Mas atenção: este suco deve ser servido imediatamente após o preparo, pois após alguns minutos torna-se muito amargo.

Já com o suco de laranja, sugerimos duas combinações. 

A primeira sugestão é laranja com melão. Para fazer esse refresco pode-se usar melão fresco ou congelado. Coloque o melão picado no liquidificador, acrescente o suco de laranja e bata. Não é preciso acrescentar açúcar quando se usa um melão de boa qualidade e maduro, pois o seu açúcar natural já é suficiente para adoçar o suco. Para 1 litro de suco de laranja, use cerca de ¼ do melão, mas essa quantidade não precisa ser exata. Pode se usar uma quantidade maior ou menor de acordo com o gosto pessoal. Você pode usar tanto o melão amarelo quanto o melão pele de sapo. 

Congelar parte do melão é uma ótima dica para reduzir desperdício, quando um melão inteiro é muito grande para seu consumo. Ao partir o melão, separe a parte que você não irá usar imediatamente. Remova as sementes, descasque, corte em pedaços e leve imediatamente ao congelador em porções já no tamanho que você irá utilizar. Na hora de preparar o suco não é preciso descongelar o melão previamente. 

O suco de laranja também pode ser batido no liquidificador com cenoura e beterraba raladas, juntas ou separadas. O suco apresenta uma cor atrativa para a garotada. Também não é preciso se preocupar com a quantidade exata de ingredientes. Uma sugestão é utilizar 1 xícara (chá) de cenoura e 1 xícara (chá) de beterraba para 1 litro de suco de laranja. Faça, prove e ajuste o sabor, acrescentando mais ou menos hortaliças se preferir que predomine o sabor da hortaliça ou da laranja. Não é preciso acrescentar açúcar. Para a receita detalhada, com quantidades exatas de ingredientes clique aqui.

Se você gostou dessa ideia, veja outras receitas de sucos que preparamos para você:

- Suco de agrião com abacaxi
- Suco de aipo com laranja
- Suco de cenoura com maracujá
- Suco de melancia;
- Morango refrescante

Vídeo

Laranja com beterraba e cenoura; limonada com couve e laranja com melão (Três receitas no mesmo vídeo)

Texto: Milza Moreira Lana