Pesquisa e Desenvolvimento

A atuação da Embrapa Informática Agropecuária pauta-se pela visão estratégica focada no desenvolvimento de soluções de tecnologia da informação, especialmente nas áreas de agroinformática e bioinformática. Para o cumprimento de sua missão institucional e a consecução de seus objetivos, a Unidade aplica métodos, técnicas e ferramentas de modelagem e simulação, inteligência artificial, reconhecimento de padrões e geoprocessamento, apoiados na gestão da informação e do conhecimento e no uso de tecnologias emergentes e padrões abertos.
 
A Gestão Técnica da Unidade está organizada sob uma estrutura composta por nove grupos temáticos de pesquisa que interagem de forma estratégica, tática e operacional para a execução dos projetos de pesquisa vinculados aos macroprogramas, portfólios e arranjos da Empresa, buscando inovações tecnológicas na sua área de atuação.
 
Os grupos temáticos de pesquisa são: Bioinformática Aplicada, Biologia Computacional, Novas Tecnologias, Inteligência Computacional, Matemática Computacional, Organização e tratamento da informação eletrônica, Modelagem Agroambiental, Geotenologias e Software Livre.