Comunicação Institucional

 

A comunicação institucional é responsável pela disseminação de informações de interesse público sobre as práticas e políticas da Empresa, compartilhando missão, visão e valores institucionais. É composta por instrumentos como relações públicas, assessoria de imprensa, eventos, editoração multimídia, entre outros.

Assessoria de Imprensa

A assessoria de imprensa é uma das ferramentas essenciais na mediação da Embrapa Informática Agropecuária com o grande público, a opinião pública e a sociedade - via mídia impressa, eletrônica e digital.

Atuando de forma planejada, é responsável pela produção e veiculação de matérias jornalísticas, cobertura fotográfica, relacionamento com a imprensa, assessoria em entrevistas, divulgação em mídias digitais (Facebook e Twitter) e clipagem de notícias.

Veículos de Comunicação Institucionais

A Embrapa possui vários veículos de comunicação em diversos formatos: digital, impresso, vídeos e podcasts.

A Unidade participa periodicamente de publicações da revista XXI Ciência para a vida, que tem por objetivo divulgar pesquisas realizadas pela Embrapa e instituições parceiras.

A Embrapa Informática Agropecuária também divulga suas informações científicas para profissionais e órgãos de imprensa no boletim eletrônico Agência Embrapa de Notícias. O boletim é enviado por e-mail para assinantes cadastrados. Para assiná-lo, basta preencher o cadastro no endereço: https://www.embrapa.br/agencia-de-noticias-embrapa/cadastro

O programa de rádio da Embrapa, Prosa Rural, leva semanalmente a milhares de casas brasileiras informações sobre as tecnologias e os produtos de baixo custo e de fácil adoção desenvolvidos pela Embrapa.

Com uma programação diversificada, o Dia de Campo na TV busca cobrir todas as áreas da pesquisa da Embrapa. A cada semana um tema principal ganha destaque nas reportagens, em linguagem acessível e, ao mesmo tempo, técnica e precisa.

O "Conexão Ciência" é um programa televisivo produzido pela Embrapa e pela TV do governo federal (NBR) que entrevista semanalmente especialistas de diferentes áreas do conhecimento para divulgar temas de interesse da sociedade sobre pesquisa, meio ambiente, desafios e soluções para o setor agropecuário.

Comunicação interna

Além dos veículos voltados à comunicação com a sociedade, a Empresa preocupa-se em  viabilizar toda a interação possível com os seus empregados para difundir conhecimento, trocar informações e experiências com agilidade, além de promover o diálogo. Atua de forma planejada e com objetivos bem definidos.

São veículos da comunicação interna: intranet, mensagens instantâneas enviadas ao correio eletrônico dos empregados, televisão corporativa com edição semanal, reuniões periódicas entre gestores e empregados, boletim informativo semanal, murais e sistema de som.