Gestão do clima e da cultura organizacional

 

O grande desafio das organizações – públicas e privadas – é estimular o engajamento das pessoas para produzir melhores resultados. Na Embrapa Informática Agropecuária isso vem ocorrendo por meio da gestão do clima e da cultura organizacional, concretizadas em ações estratégicas adotadas por todas as chefias e áreas da Unidade.

Para buscar a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos empregados foram realizadas atividades como aulas de ginástica laboral, rondas da saúde com enfermeira do trabalho, criação de murais e informativos sobre cuidados com a saúde, incentivo aos empregados à prática esportiva e a promoção de eventos comemorativos.

Por meio da implantação do Programa Chefia Itinerante,  a chefe-geral reúne-se com equipes de todas as áreas no Café com a Chefia, que visa promover maior integração entre chefia, supervisores e empregados.

 

Foto: Beatriz Guimarães

Café com a Chefia

 

Para melhorar a eficácia dos processos da Unidade, torná-los conhecidos e gerar maior autonomia para o exercício das atividades foi criado o Portal de Processos  na intranet da Unidade, com disponibilização de informações sobre os processos dos setores e núcleos, além da automação de alguns subprocessos internos.

Para estimular o convívio entre gerações, foi realizada a 1ª Oficina de criação de móveis sustentáveis, promovida durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). Também foram criados espaços para empregados compartilharem saberes de forma espontânea, como a sala de convivência e o café da manhã comunitário.

 

Foto: Caroline Masiero

Móveis criados na 1ª Oficina de criação de móveis sustentáveis