Comitê Assessor Externo

 

Ainda na busca de aprimoramentos no planejamento estratégico da Unidade para os próximos anos, em outubro de 2016 foi realizada a primeira reunião com o Comitê Assessor Externo (CAE) da Embrapa Informática Agropecuária.

O encontro promoveu discussões sobre o cenário atual e tendências, especialmente na área de Tecnologia da Informação (TI). O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Ladislau Martin Neto, presidente do CAE, abordou a evolução da pesquisa no desenvolvimento da agricultura brasileira, destacando a revolução agroambiental e o emprego das tecnologias emergentes. A chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Massruhá, apresentou a agenda de programação da Unidade e as ações que integram o Programa Integração 360°, implantado na atual gestão, além dos principais resultados de destaque alcançados.

 

Foto: Beatriz Guimarães

Reunião do Comitê Assessor Externo em 2016

 

Os Comitês Assessores Externos (CAE) na Embrapa são órgãos consultivos existentes em cada uma das 47 Unidades da Empresa. O CAE tem como finalidade assessorar as Unidades da Embrapa em seus processos de monitoramento do ambiente externo, principalmente quanto ao acompanhamento e análise de tendências de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), visando ao planejamento e à programação de pesquisa da Unidade. Além disso, o Comitê recebe e analisa os resultados alcançados pelas Unidades.

Em outubro de 2016, foi realizada a primeira reunião com o novo CAE da Embrapa Informática Agropecuária. Além de discussões sobre tecnologia da informação e a atuação da Embrapa Informática Agropecuária frente aos desafios da área, os membros do CAE visitaram o Laboratório Multiusuário de Bioinformática (LMB) e assistiram à demonstração de algumas tecnologias, como o Sistema de Análise Temporal de Vegetação (SATVeg), PlantScan, Roda da Reprodução e Digiphatos.

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Ladislau Martin Neto, preside o Comitê da Embrapa Informática Agropecuária, e a chefe-geral, Silvia Massruhá, é a secretária-executiva. São membros internos: Alexandre Rodrigues Caetano, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, e Cleber Oliveira Soares, chefe-geral da Embrapa Gado de Corte. Os membros externos são: André Salvador, diretor digital Farming Brasil da Bayer CropScience, Arthur João Catto, executivo de Pesquisa e Inovação do Instituto Eldorado, Fábio Latuf Gandour, cientista-chefe da IBM Brasil, Jorge Almeida Guimarães, diretor-presidente da Embrapii, e Mônika Bergamaschi, presidente do Instituto Brasileiro para Inovação e Sustentabilidade do Agronegócio (Ibisa).