Arranjo AgroMQCC

 

O grande volume de projetos decorrentes da programação de pesquisa da Embrapa gera dados de naturezas distintas, os quais necessitam ser analisados por meio de métodos quantitativos avançados e de computação científica. Faz-se necessário, então, enfrentar o desafio complexo caracterizado pela necessidade de manipulação desse grande volume de dados, somado ao uso de novos métodos de análise de dados e de simulação matemático computacional, visando potencializar a capacidade de obtenção de resultados fidedignos em tempo hábil.

Buscando o atendimento desta demanda, em 2016 foi criado o arranjo AgroMQCC - Métodos Quantitativos Avançados e Computação Científica na Pesquisa Agropecuária. Este arranjo tem como objetivo promover o avanço do conhecimento, impulsionar a aplicação de técnicas e ferramentas em métodos quantitativos, modelagem matemática e computação científica e subsidiar a Embrapa no enfrentamento dos desafios complexos da pesquisa agropecuária brasileira.

A Embrapa Informática Agropecuária faz parte do grupo gestor do arranjo, que é composto de 28 projetos e tem duração prevista total de 84 meses.