Rede Pecus

 

O projeto Pecus avalia a dinâmica de gases de efeito estufa (GEE) e o balanço de Carbono (C) em sistemas de produção agropecuários nos seis biomas brasileiros (Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal, Pampa, Amazônia e Cerrado). Possui formato de rede de pesquisa, com atuação conjunta de várias instituições, reunindo mais de 300 pesquisadores no Brasil e no exterior.

Esta rede é formada por doze projetos componentes, e a Embrapa Informática Agropecuária é responsável pela liderança de três deles:

  • Modelagem biofísica e simulação da dinâmica de gases de efeito estufa na produção pecuária
  • Plataforma de tecnologia da informação para a organização, integração, sistematização e extração de dados relacionados à quantificação da emissão de gases de efeito estufa nos sistemas de produção agropecuários – BD-Pecus
  • Avaliação econômica de alternativas tecnológicas para mitigação de gases de efeito estufa em sistemas de produção da pecuária brasileira

O projeto “Modelagem biofísica e simulação da dinâmica de gases de efeito estufa na produção pecuária”, concluído em 2016, teve objetivo desenvolver, adaptar ou estender modelos matemáticos baseados em processos para estimar o balanço líquido de gases de efeito estufa (GEE) em sistemas de produção de bovinos, integrando o sequestro de carbono no solo e o impacto do uso de insumos. O principal resultado foi o desenvolvimento de uma metodologia de avaliação consequencial das emissões de gases de efeito estufa, que teve o método e os resultados da análise publicados em artigo na Nature Climage Change.

O projeto “Plataforma de tecnologia da informação para a organização, integração, sistematização e extração de dados relacionados à quantificação da emissão de gases de efeito estufa nos sistemas de produção agropecuários – BD-Pecus”, finalizado em 2016, entregou os seguintes resultados:  política de uso e acesso aos dados a serem coletados, processo de organização e de entrada de dados, implementação de uma plataforma de tecnologia da informação de código-aberto e livre para catalogação, armazenamento e recuperação de dados, e interfaces web para extração de dados.

Também foi concluído o projeto “Avaliação econômica de alternativas tecnológicas para mitigação de gases de efeito estufa em sistemas de produção da pecuária brasileira”, que realizou a caracterização e a análise econômica de sistemas de produção de bovinos, suínos e aves em diferentes biomas e níveis tecnológicos, além da estimativa das emissões de GEE e carbono no solos destes sistemas de produção. A visão holística da produção da bovinocultura de corte em nível nacional apresentada é de grande uso para formuladores de políticas públicas e setoriais deste importante segmento do agronegócio nacional. Este projeto também identificou modelos econométricos e trabalhou com modelos climáticos globais para simulação de cenários futuros da pecuária nacional. A equipe do projeto apresentou uma produção relevante, tendo sido publicados 5 artigos em periódicos, 5 capítulos de livros, 34 artigos em congressos, 9 publicações técnicas e realizadas 24 palestras e dias de campo.