Responsabilidade Socioambiental

Embrapa Informática Agropecuária e a Responsabilidade Social

Conforme o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social (2010), uma instituição é socialmente responsável quando vai além da obrigação de respeitar as leis, pagar impostos e observar as condições de saúde e de segurança dos trabalhadores, buscando construir uma sociedade mais justa. Para a Organização das Nações Unidas (ONU), a responsabilidade social tem papel fundamental nas soluções que fomentam o desenvolvimento sustentável mundial.

Para comunicar estes desempenhos, a Embrapa informa anualmente, por meio de seu Balanço Social, estes indicadores, que englobam um amplo conjunto de tecnologias, produtos, serviços, ações, iniciativas e projetos de grande impacto. Além disso, e desde 1997, a Empresa insere neste documento o impacto das principais tecnologias desenvolvidas e transferidas à sociedade, extraindo um conceito inovador diante de relatórios de balanço social corporativos: o lucro social alcançado. Isto significa que a Embrapa calcula e divulga o quanto foi gerado anualmente de lucro social à sociedade a partir dos investimentos públicos recebidos.

A publicação inclui ações sociais; prêmios e distinções recebidas por seus empregados em instituições externas, além dos casos sociais de sucesso, quando 7 tecnologias são eleitas como destaques do ano. A Embrapa Informática Agropecuária contribui anualmente com este documento nacional, informando as iniciativas, ações permanentes e impactos tecnológicos que contribuem para o progresso da sociedade.

Para conhecer as ações da Embrapa Informática Agropecuária, visite: http://bs.sede.embrapa.br/ selecionando esta unidade de pesquisa.

 

Plano de Gestão de Logística Sustentável da Embrapa Informática Agropecuária

Conforme orientações do Decreto nº 7.746, de 5 de junho de 2012, e da Instrução Normativa nº 10, de 10 de novembro de 2012, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio da Resolução de Diretor-Executivo – A&F nº 1, de 5 de setembro de 2013, instituiu Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável – CPLS, que posteriormente foi alterada pela Resolução do Diretor Executivo - DE/A&F Nº 4, de 20 de junho de 2017.

O Plano de Gestão de Logística Sustentável - PLS é uma ferramenta de planejamento em que são identificadas ações, metas, prazos definidos e formas de monitoramento e avaliação, possibilitando o estabelecimento e acompanhamento de práticas administrativas sustentáveis e racionalização de gastos e processos.

Para conhecer o PLS da Embrapa Informática agropecuária, acesse aqui.