Foto de João de Mendonça Naime

Chefe Geral

João de Mendonça Naime

Engenheiro Eletrônico formado pela USP/EESC (São Carlos - SP) com Mestrado em Engenharia Eletrônica e Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP/EESC. Pesquisador da Embrapa Instrumentação desde 1989. De setembro de 2010 a março de 2015 exerceu o cargo de Chefe-adjunto de P&D da Embrapa Instrumentação. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em automação de processos, atua principalmente nos temas: Instrumentação Agropecuária; desenvolvimento de instrumentos e softwares baseados em técnicas nucleares aplicados à Física do Solo e plantas (tomógrafos e analisador de tamanhos de partículas); desenvolvimento de softwares e automação de sensores de interesse agrícola. Em 13 de julho de 2015 assume a chefia geral da Embrapa Instrumentação, para um mandato de 3 anos, podendo ser reconduzido por igual período.

Currículo Lattes


Foto de Wilson Tadeu Lopes da Silva

Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento

Wilson Tadeu Lopes da Silva

Graduado em Química, mestrado e doutorado em Química Analítica pela Universidade de São Paulo, com estágio de um ano na França (Université de Nantes). É membro efetivo da Sociedade Internacional de Substancias Húmicas (IHSS). Está na Embrapa Instrumentação desde 2002, onde foi supervisor do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias (SPAT), coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Institucional (NDI) e, desde março de 2015, chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento. Lidera projeto relativo ao uso e aproveitamento de resíduos na agricultura; é o pesquisador responsável pelas ações de pesquisa e transferência de tecnologia relativas ao Saneamento Básico Rural.

Currículo Lattes


Foto de Cauê Ribeiro de Oliveira

Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia

Cauê Ribeiro de Oliveira

Engenheiro de Materiais, com ênfase Materiais Cerâmicos (UFSCar-São Carlos), em 1999, mestre em Ciência e Engenharia dos Materiais (UFSCar-São Carlos), em 2002, e doutor em Química (UFSCar-São Carlos), em 2005). Pesquisador da Embrapa Instrumentação desde 2007 e orientador credenciado no Programa de Pós Graduação em Quimica da UFSCar-São Carlos, orientando atualmente mestrandos, doutorandos e ministrando disciplinas. Trabalhou ativamente no Fórum de Competitividade em Nanotecnologia (MDIC) e hoje participa do Comitê Interministerial de Nanotecnologia (MCTI). É lider da Rede de Nanotecnologia para o agronegócio - Rede AgroNano, mantida pela Embrapa, e articulando cerca de 150 pesquisadores ao todo de várias unidades da Embrapa e Universidades. Atuou como Secretário Executivo do Comitê Técnico Interno (CTI) da Embrapa Instrumentação, no período de 2013 a 2015. Em 17 de agosto de 2015 assume a chefia adjunta de transferência de tecnologia da Embrapa Instrumentação.

Currículo Lattes


Foto de Odemilson Fernando Sentanin

Chefe Adjunto de Administração

Odemilson Fernando Sentanin

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), na área de Economia, Organização e Gestão do Conhecimento, Mestre em Engenharia de Produção também pela Universidade de São Paulo (USP), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), e graduado em Administração de Empresas. Atua na Embrapa Instrumentação desde 1994 como Analista, onde já exerceu atividades nas áreas de patrimônio e serviços, gestão de pessoas e assessoria administrativa. Em 22 de março de 2011 assume a Chefia Adjunta de Administração.

Currículo Lattes