História

A Embrapa Instrumentação é uma das 46 Unidades Descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O Centro temático e de âmbito nacional, criado em dezembro de 1984, trabalha no desenvolvimento instrumentos, automação, metodologias inovadoras, softwares de processamento de imagens, modelagem matemática e simulação para avanço da fronteira do conhecimento e geração de inovação aplicadas à sustentabilidade da agricultura, de acordo com as demandas da sociedade

A equipe é composta por 30 pesquisadores doutores com formação multidisciplinar, analistas, assistentes e auxilia na formação anual de cerca de 200 estagiários e bolsistas de Pós-doutorado, Doutorado, Mestrado e Graduação. Tem gerado uma quantidade expressiva de publicações em revistas científicas indexadas no país e no exterior, além de uma série de publicações técnicas direcionadas para outros pesquisadores da Embrapa, técnicos, extensionistas e produtores rurais.

A propriedade intelectual é outro ponto de destaque, com depósitos e registros junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI): 41 patentes de invenção, 20 de modelos de utilidade, 18 programas de computador, 9 marcas e 1 desenho industrial. Cerca de 40 destas tecnologias já estão disponíveis para a sociedade em forma de produtos transferidos para a iniciativa privada (Detectores de Prenhez por Ultassom), tecnologias sociais (Fossa Séptica Biodigestora) ou disponibilizadas gratuitamente (Softwares).

Mantém forte cooperação com outras unidades da Embrapa por meio da liderança de duas redes de pesquisa em grandes desafios nacionais nas áreas de Nanotecnologia e Agricultura de Precisão e tem participação expressiva em projetos liderados por outros Centros, de todas as regiões do País. A matriz de parcerias também tem vasta capilaridade com instituições de ensino e pesquisa no país e do exterior e realiza parcerias de projetos com associações, cooperativas, instituições e empresas privadas.