O que é Bioinformática?

Diversas áreas do conhecimento, especialmente a biologia molecular, experimentaram nas 3 últimas décadas um crescimento exponencial na capacidade de gerar dados e, consequentemente, do volume de dados disponível. A Bioinformática, embora originalmente lidasse com sequências protéicas na década de 1960, ganhou momento e foi reconhecida como área distinta a partir do papel decisivo nos primeiros projetos Genoma, no final da década de 1980. Desde então, passou a atuar também nas áreas de expressão gênica, marcadores moleculares, evolução, regulação da expressão, modelagem de sistemas biológicos, predição de estrutura protéica e interação molecular, entre outras.

Desde 2001, com a contratação contínua de Bioinformatas e a realização de Workshops em 2003, 2006 e 2008, a Embrapa reconhece institucionalmente a importância e se articula para estruturar os esforços nesta área, crítica para uma série de programas da empresa, como aqueles relacionados a recursos genéticos, biotecnologia e melhoramento.

A necessidade de capacidade computacional altíssima, mas intermitente, e competência multidisciplinar para operá-la e acompanhar as rápidas mudanças de paradigma da área requer ações estratégicas que visem a otimização dos recursos físicos e humanos. Neste contexto foi proposta a implantação de um Laboratório Multiusuário de Bioinformática fortemente integrado às competências e demandas já existentes na Embrapa.

Missão:

Viabilizar soluções de Bioinformática para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação na Embrapa em um ambiente colaborativo.

 

Objetivos:

  • Contribuir para o avanço na fronteira do conhecimento e incorporar novas tecnologias em Bioinformática.
  • Viabilizar soluções eficientes para demandas em Bioinformática.
  • Disponibilizar acesso à infraestrutura computacional de alto desempenho.
  • Prover a Embrapa com competências em Bioinformática.

Política de Uso

Equipe e Contatos

Conteúdo Relacionado

Produto

Software de código aberto, voltado à comunidade de bioinformática que possibilita aos usuários o armazenamento, a busca e a visualização de dados ...