O evento

 

A Jornada Científica da Embrapa Mandioca e Fruticultura tem por objetivo reunir apresentações de bolsistas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de nível médio, graduação e pós-graduação, representando uma verdadeira amostra da pesquisa que é realizada nesta instituição. A edição deste ano será realizada de 21 a 25 de agosto, com o tema "Ciência e Empreendedorismo".

O Empreendedorismo busca entender como surgem as oportunidades para criar novos produtos ou serviços, novos mercados, processos de produção e formas de organizar as tecnologias existentes. O empreendedorismo é uma perspectiva importante para olhar a agricultura de uma forma diferente, inovando e criando mais oportunidades. Tecnologias para a agricultura (agtech) ou tecnologias para o agronegócio (agrotech) têm aumentada a sua importância e o empreendedorismo voltado a esses mercados vêm ganhando destaque, com investimentos importantes no País. Existem boas perspectivas de empreender neste nicho de negócios, com oportunidades de financiamento e aporte para “startups” de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O empreendedorismo nessa área precisa ter profissionais com características complementares: jovens com perfil empreendedor, profissionais com experiência no mercado agro e cientistas com espírito empreendedor. Todos com “apetite ao risco”. Discutir a união da ciência com o empreendedorismo é uma das melhores maneiras de interação e cooperação para o desenvolvimento tecnológico da agricultura brasileira. É também uma excelente oportunidade para observar novos talentos e buscar novas soluções.

A exemplo da edição de 2016, o resumo e as apresentações conterão a seção ‘Significado e Impacto do Trabalho', uma explicação de cada trabalho para o público não especializado. Em 2017, no entanto, esta seção será um dos itens de avaliação dos trabalhos, cujos melhores de cada categoria recebem prêmios oferecidos pelos patrocinadores.

Este ano os trabalhos também serão também avaliados quanto ao potencial empreendedor e o vencedor geral recebe o Troféu Orlando Passos, que leva o nome de um dos pesquisadores mais experientes e queridos da Unidade. Também será oferecido o prêmio especial de Matemática e Estatística em Ciências Agrárias, para o trabalho que melhor abordar o delineamento experimental, a análise de dados e a apresentação dos resultados obtidos.

A programação vai contar com “Dicas 0800”, um momento em que os estudantes receberão dicas e poderão fazer questionamentos sobre fotografia científica, redação científica, comunicação visual de trabalhos científicos e empreendedorismo.

Uma outra novidade deste ano será a apresentação oral de um trabalho de pós-graduação, a convite do Comitê Técnico-científico, abrindo as sessões de apresentações orais dos bolsistas de iniciação científica. A programação traz, ainda, palestras de convidados internos e externos, numa tentativa de trazer informações relevantes e que agreguem conhecimento ao público participante do evento, em especial os estudantes que estão em processo de formação. Por fim, o Concurso de Fotografia Científica, sucesso em 2016, terá sua segunda edição em 2017.

 

Comissão Organizadora
Francisco Ferraz Laranjeira Barbosa
Adriana Maria de A. Accioly
Léa Ângela Assis Cunha
Lucidalva Ribeiro G. Pinheiro
Márcio Eduardo Canto Pereira
Maria da Conceição Pereira da Silva

 

Comitê Técnico-científico e de Avaliação
Francisco Ferraz Laranjeira Barbosa
Adriana Maria de Aguiar Accioly
Márcio Eduardo Canto Pereira
Sônia Maria Sobral Cordeiro
Ana Carla Brito
Everton Hilo de Souza
Lucymeire Souza Morais Lino
Maria Selma Alves Silva Diamantino
Rafael Parreira Diniz
Rosa Karla Nogueira Pestana
Suely Xavier de Brito Silva
Taliane Leila Soares
Vanusia Batista de Oliveira Amorim 

 

Comitê de Divulgação
Léa Ângela Assis Cunha
Anapaula Rosário Lopes
Daniela Aguiar Santos Tavares
Maria da Conceição Pereira da Silva

Embrapa Mandioca e Fruticultura

Rua Embrapa s/nº, Caixa Postal 007, CEP: 44380-000, Cruz das Almas, BA
Fone: + 55 (75) 3312-8048 | Fax: +55 (75) 3312-8097  | SAC

Acesso restrito