Acervo

A Biblioteca Archimar Baleeiro coleta, processa e dissemina informações técnico-científicas sobre mandioca e frutas tropicais, contriubindo para a geração e absorção do conhecimento agrícola.

O acervo é especializado em assuntos relativos aos principais vegetais pesquisados pela Unidade que são mandioca e frutas tropicais, mais precisamente citros, acerola, mamão, abacaxi, maracujá, banana e manga, abrangendo também assuntos relacionados às pesquisas como botânica, genética, bioquímica, estatística, etc. Por estas características constitui-se numa referência internacional dentro da sua área temática

Além de obras especializadas nacionais e estrangeiras o acervo conta com uma coleção completa da Flora Brasiliensis, de Karl Friedrich Philipp von Martius, com 20.773 páginas, 6.246 desenhos de plantas e descrição de 22.767 espécies brasileiras, iniciada em 1840 com a publicação do seu primeiro exemplar e concluída em 1906 após sua morte, além de outras obras datadas da segunda metade do Sec. XIX. Contem aproximadamente 90.000 itens entre folhetos, separatas, teses, livros, coleções de periódicos nacionais e estrangeiros, CD ROM(s) e outros.