Nome científico: Manihot esculenta Crantz
Família: Euphorbiaceae
Nomes populares: Mandioca, macaxeira, aipim
Nome em inglês: Cassava
Origem: Brasil

Originária da América do Sul, a mandioca (Manihot esculenta Crantz) constitui um dos principais alimentos energéticos para mais de 700 milhões de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento. Mais de 100 países produzem mandioca, sendo que o Brasil participa com 10% da produção mundial (é o segundo maior produtor do mundo).

De fácil adaptação, a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros, situando-se entre os oito primeiros produtos agrícolas do país, em termos de área cultivada, e o sexto em valor de produção.

Variedades e manivas

Produto

Cultivar de mandioca de mesa de polpa amarela de alta produtividade, podendo alcançar até 70 ton/ha. A arquitetura de planta pouco ramificada favo...

Produto

A BRS 420 é uma cultivar de mandioca para uso industrial recomendada para os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Com aptidão para uso no plant...

Produto

Trata-se de cultivar de mandioca de mesa de polpa amarela com alto teor de betacaroteno (precursor da vitamina A). Alcança produtividade de até 50...

Saiba mais

Confira abaixo algumas das principais dúvidas presentes no livro "Mandioca: o produtor pergunta, a Embrapa responde", da coleção 500 Perguntas, 500 respostas, disponível para download aqui.

Clique aqui e confira as soluções tecnológicas da Embrapa Mandioca e Fruticultura para a cultura da mandioca.

 

Na base de dados organizada pelo Núcleo de Ações Estratégicas, são ofertadas estatísticas de produção e de mercado, como também tabelas contendo análises de desempenho dessas informações para um determinado período.
Os dados nacionais são gerados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os internacionais, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Na avaliação do desempenho optou-se pela mensuração da taxa geométrica de crescimento (% médio ao ano), calculada por regressão, depois da transformação logarítmica dos dados. Para um período de tempo (ex-post) de informações disponíveis, pode-se avaliar o desempenho das variáveis consideradas e as relações entre elas. Dessa maneira ao avaliar-se o desempenho da produção de uma determinada cultura, pode-se verificar o desempenho das variáveis consideradas (área colhida, produção e rendimento médio) e suas inter-relações. Analogamente, na análise de desempenho do mercado (valor de exportações/importações), pode-se concluir qual variável foi mais importante: o volume de exportações/importações ou o preço médio.
 
 
Confira aqui os dados referentes à mandioca.

Dia de Campo na TV

A "Rede de multiplicação e transferência de materiais propagativos de mandioca com qualidade genética e fitossanitária para o estado da Bahia – Reniva", que tem o objetivo de garantir aos agricultores material propa ...   Mais...

De: Dia de Campo na TV     Postado em: 18/08/2015     Visualizações: 107892