Padronização e Estilo

Padronização e Estilo

Aplicação do nome da Embrapa em artigo técnico-científicos e demais publicações

A questão da aplicação do nome das Unidades Centrais e Descentralizadas da Embrapa em artigos técnico-científicos e em outras publicações (livro, revista, folheto) nacionais e internacionais, publicados por empregados da Embrapa, foi regularizada pela Resolução Normativa nº 6 (Embrapa, 2017), de 10 de julho de 2017.

Esta normatização se faz necessária ao longo de toda e qualquer publicação técnica ou científica, seja na afiliação institucional de autores em artigos técnico-científicos, seja nos elementos externos, pré-textuais, textuais e pós-textuais em livros e demais publicações em que tais elementos se aplicam.

Seguem abaixo, normas sobre o uso do nome da Embrapa e situações correlatas:

  • Para Unidades Descentralizadas, deve-se indicar a assinatura-síntese da Unidade.

Exemplo:

Embrapa Gado de Leite.

  • Para Unidades Centrais, deve-se indicar a sigla Embrapa, seguido pelo nome da Unidade Central.

Exemplo:

Embrapa, Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento.

  • O nome das Unidades não deve ser traduzido, qualquer que seja a publicação.
  • Não se deve incluir o nome do laboratório, da área, da estação experimental, etc., em que o trabalho foi realizado ou aos quais o autor esteja vinculado.
  • Deve-se indicar o endereço ou a localidade da Unidade Central ou Descentralizada onde se encontra sediada, sem tradução.

Exemplo 1:

Embrapa Cerrados, Rodovia BR-020, Km 18, Caixa Postal 08223, CEP 73310-970, Planaltina, DF.

Exemplo 2:

Embrapa Agrobiologia, Seropédica, RJ.

  • Em publicações redigidas em idioma estrangeiro, o nome traduzido da Unidade – conforme a aba Tradução de nomes das Unidades e siglas – só poderá ser indicado (entre parênteses, após o nome-síntese da Unidade em português) nos textos de apresentação, prefácio e no miolo da publicação.
  • O nome da Embrapa por extenso (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), sem sigla, é usado apenas na folha de rosto de livros e de algumas das linhas de produtos editoriais da Embrapa, conforme estabelecido neste Manual.

O conteúdo desta página foi atualizado em 20/12/2017.