O processo e o fluxo editorial

Atribuição de profissionais

O processo de produção de uma publicação envolve um grande número de profissionais, com atribuições diferentes, embora possam, em certos momentos, se sobrepor.
           
Autor Pessoa física que concebe e realiza uma obra literária, artística, didática ou científica.

ATENÇÃO: Autor é a pessoa física criadora da obra literária, artística ou científica. Não são considerados autores aqueles que têm participação de natureza exclusiva de apoio técnico à publicação ou ainda de colaborador. Indicar como autor alguém que não exerceu essa função em uma obra, pode gerar responsabilidade administrativa e civil ao responsável por essa indicação.

Coautor – Pessoa física que concebe, em parceria, com outro(s) autor(es) uma obra literária, artística, didática ou científica.

Colaborador – Pessoa física que somente auxilia o autor na produção da obra intelectual, revendo-a, atualizando-a, bem como fiscalizando-a, aconselhando sua edição. Portanto não se deve confundir com o conceito de coautor. Ele não é um coautor da obra intelectual.

Editor – Nas obras publicadas pela Embrapa, esta será sempre a editora, podendo dividir a edição com outras pessoas (físicas ou jurídicas), nos casos de parceria para a publicação da obra. O editor é aquele ao qual se atribui o direito exclusivo de reprodução da obra e o dever de divulgação desta, dentro dos limites estabelecidos no contrato.

Editor Técnico – Na Embrapa, é a pessoa física encarregada de avaliar o conteúdo de uma obra coletiva – pesquisador ou especialista no assunto, com a responsabilidade de reunir, organizar, e, se necessário, adaptar os originais, realizando sua tarefa em permanente consulta com o(s) autor(es). O editor técnico pode ser uma pessoa que participa como autor, ou não, da obra. Em geral, ele também prefacia textos da publicação. É responsável também pela coleta das informações cadastrais dos autores, caso estes não tenham se cadastrado no Cadastro de Geral de Publicações Embrapa (CGPE). A expressão editor técnico substitui os termos coordenador, organizador e editor, até pouco tempo usados para definir essa função.

Supervisor Editorial – Profissional especializado encarregado de avaliar os originais, sugerir ajustes na obra e supervisionar algumas das etapas do processo de editoração (revisão de texto, normalização bibliográfica e editoração eletrônica); checar a formatação do texto, observando a posição das figuras e tabelas; elaborar ou complementar as informações das partes pré e pós-textuais; checar o sumário, confrontando-o com os títulos do texto e a paginação; conferir a paginação e os elementos da capa.

Consultor (técnico-científico) – Pessoa física, especialista no assunto, que avalia um determinado original quanto ao seu mérito de publicação. É denominado também de assessor técnico-científico, revisor técnico-científico ou parecerista. Em inglês é chamado de referee e, em espanhol, de asesor científico.

Revisor de Texto – Profissional encarregado de copidescar; fazer revisão ortográfica, gramatical e sintática; e executar codificação gráfica e padronização do texto.

Bibliotecário – Profissional encarregado, no processo de editoração, de normalizar referências e citações bibliográficas; confeccionar ficha catalográfica CIP (catalogação na publicação); pesquisar termos para indexação; elaborar índices. O profissional pode também atuar no Sistema Embrapa de Bibliotecas no qual desenvolve atividades de gestão da informação, dentre as quais o registro de publicações da produção técnico-científica da Unidade no software Ainfo, para fins de organização e disseminação destas coleções, bem como de comprovação de resultados no Integro e vinculação a outros sistemas corporativos da Embrapa.

Programador Visual ou Designer Gráfico – Profissional incumbido de criar e planejar todos os aspectos visuais de uma publicação com uso de recursos computacionais, criando ou tratando imagens eletronicamente, diagramando textos e traduzindo os trabalhos em arte-final; é também responsável pela revisão de todos os elementos da diagramação, pela execução da formatação e pelas correções de uma publicação. Considera, também, os demais atributos e características físicas, como: dimensão, formato, tiragem, aspecto estético-formal, padrões técnicos e níveis de qualidade de elaboração e produção.

Capista – Profissional que cria e projeta a capa de livro ou qualquer outra publicação.

Guardião da Marca Embrapa – Pessoa encarregada de revisar a aplicação do uso da marca da Embrapa, e assinatura do governo federal, empresas ou instituições patrocinadoras e parceiras, conforme normas vigentes do Manual da Marca Embrapa.

Responsável pelo Cadastro de Publicação – Pessoa encarregada, na Unidade Responsável pela Edição, de cadastrar os dados da publicação e de, posteriormente, após publicada, encaminhar dois exemplares à biblioteca da Sede, para o registro na Coleção Memória Embrapa.

Responsável pelos Termos de Cessão e de Reconhecimento – Pessoa encarregada, na secretaria do Comitê Local de Publicações (CLP) da Unidade Responsável pelo Conteúdo, ou pessoa responsável, na Unidade Responsável pela Edição, de providenciar os termos de reconhecimento e/ou de cessão para a assinatura dos autores.

Diretor de Arte ou Editor de Arte – Profissional a quem compete definir, supervisionar e coordenar o projeto gráfico em todos os aspectos visuais da obra. Tem a função de avaliar a qualidade e as condições das figuras para reprodução e de indicar, se necessário, especialista para a produção de projeto gráfico, fotos, ilustrações, etc. Acompanha a produção gráfica.

Ilustrador – Profissional especializado encarregado de criar e produzir ilustrações técnicas ou artísticas para livros, jornais, revistas, etc.

Fotógrafo – Pessoa que produz fotografias, profissionalmente ou não.

Arte-finalista – Artista gráfico, desenhista ou letrista encarregado de executar o trabalho de arte-final, por meio digital ou não.

Produtor Gráfico – Profissional especializado a quem compete supervisionar, coordenar e acompanhar todas as etapas da produção gráfica (gravação de chapa, impressão e acabamento), garantindo a qualidade final do impresso.

Impressor – Pessoa encarregada de operar as máquinas de impressão.

Profissional de Acabamento – Pessoa a quem compete executar as etapas de acabamento, tais como: dobra, vinco, picote, alceamento, colagem ou costura, encadernação, plastificação, corte, entre outros.