Fluxo de atividades editoriais

Fluxo de atividades editoriais

Fase C - Produção Gráfica

 

Figura 2d. Fase C – Produção gráfica.

35 Gravação de Chapas – Nesta etapa, o arquivo final formatado será usado para a gravação de chapas destinadas à impressão ofsete. Cada página de livro arte-finalizada em meio digital vai gerar a montagem dos cadernos (esquema de páginas, cuja quantidade depende do formato da publicação) por meio de programa específico. A chapa ou matriz é uma peça (folha) de metal flexível, geralmente de alumínio ou zinco, na qual são gravadas as imagens destinadas à impressão.

36 Impressão pelo Sistema Offsete – A chapa é colocada num dos cilindros da máquina impressora, transferindo a imagem para outro cilindro revestido de borracha, que finalmente imprime na folha de papel. A cada rotação da máquina, a matriz é umedecida e entintada.

37 Acabamento – Esta é a etapa final da publicação, que consiste na dobra, intercalação de cadernos, capeação e refile. A encadernação pode ser do tipo canoa (capas e miolo grampeados no dorso do livro); e do tipo brochura (miolo colado na lombada das capas; ou miolo costurado e depois colado na lombada das capas).

38 Registro da Obra Impressa no Ainfo e Envio de Exemplares para a Coleção Memória Embrapa – Concluída a impressão da obra, o bibliotecário da Unidade Responsável pelo Conteúdo providencia o registro dela por meio do software Ainfo.

Além disso, o cadastrador de publicações na Unidade Editora deve preencher o campo referente ao peso da publicação no CGPE e encaminhar dois de seus exemplares à Biblioteca da Sede, para que possa ser providenciado o registro dela na Coleção Memória Embrapa.

 

Página anterior  

 

Salvar
Salvar
Salvar