O processo e o fluxo editorial

O processo e o fluxo editorial

Noções e técnicas de projeto gráfico

Esta parte apresenta uma síntese dos principais conceitos de projeto gráfico, os quais serão úteis às pessoas que tomam decisões e gerenciam o processo de produção de uma publicação, e aborda os aspectos práticos e técnicos da transformação de um conjunto de informações em um objeto – a publicação –, são eles:

Programação visual e projeto gráfico

Editoração eletrônica

Recomendações para fechamento de arquivos

Recomendações para finalização digital de figuras

 

Todo impresso, do simples folheto ao livro, é um objeto manufaturado, e deve-se ter em mente, ao planejá-lo, que a sua qualidade gráfica também está ligada à simplicidade e à estética, já que o objetivo primeiro é sensibilizar o usuário ou o leitor – por meio da forma – para o conteúdo.

Não se deve perder de vista, durante o processo de transformação de determinado conteúdo em uma publicação, duas partes fundamentais: o próprio conteúdo e o leitor.

Todo o planejamento do trabalho tem de estar ligado ao objetivo de fazer chegar ao público-alvo a informação, da forma mais íntegra e clara possível.

Para isso se dar de forma plenamente satisfatória, deve-se lançar mão de um bom projeto gráfico, que tem a finalidade de orientar todo o processo.

 

  Próxima página