Conceitos e Normas Editoriais

Conceitos e Normas Editoriais

Tipos de publicação

As publicações editadas pela Embrapa enquadram-se em praticamente todas as categorias. Neste item, estão resenhados os principais tipos, com os exemplos correspondentes, que serão descritos detalhadamente na categoria Linhas de Produtos Editoriais.

As definições relacionadas nesta seção são adaptações das normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 6023 (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2002b), de acordo com as necessidades editoriais da Embrapa.

Publicação seriada periódica

"Publicação em qualquer tipo de suporte, editada em unidades físicas sucessivas, com designações numéricas e/ou cronológicas e destinada a ser continuada indefinidamente." (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2002b, p. 2) Em geral, é publicada com a colaboração de diversas pessoas, sob a direção de uma ou mais pessoas, em conjunto, tratando de áreas de conhecimento diversas, conforme plano definido e sob título comum.

Segundo essa classificação, a Embrapa edita os seguintes periódicos: revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB) e Cadernos de Ciência & Tecnologia (CC&T).

Publicação seriada não periódica

"[...] conjuntos específicos de obras que recebem o mesmo tratamento gráfico editorial (formato, características visuais e tipográficas, entre outras) e/ou que mantêm correspondência temática entre si." (Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2002b, p. 2).

Conforme essa classificação, a Embrapa edita as seguintes publicações: na Linha Transferência de Tecnologia as coleções 500 Perguntas -  500 Respostas, Plantar, Criar, Saber, Agroindústria Familiar, ABC da Agricultura Familiar e as séries Agricultura Familiar, Frutas do Brasil, Sistemas de Produção, Circular Técnica, Comunicado Técnico, Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, Eventos Técnicos e Científicos e Documentos; e na Linha Ensino e Aprendizagem as coleções Transição Agroecológica e Povos e Comunidades Tradicionais.

Publicação não seriada

Publicação, em qualquer tipo de suporte, editada em unidades físicas, sem designações numéricas e/ou cronológicas, não destinada a ser continuada. Com essa classificação, a Embrapa tem as seguintes publicações: livros, folhetos, cartilhas, cartazes e fôlderes.