Cadernos de Ciência & Tecnologia

Cadernos de Ciência & Tecnologia

Normas para apresentação de trabalhos

Os trabalhos enviados aos Cadernos de Ciência e Tecnologia (CC&T) devem ser inéditos e não podem ser encaminhados simultaneamente a outro periódico para publicação. Depois do recebimento, a Editoria Técnica faz a seleção inicial dos trabalhos, antes de submetê-los à assessoria científica. Nessa seleção, consideram-se aspectos como: apresentação segundo as normas da revista; originalidade do objetivo; fundamentação teórica; atualização da revisão de literatura; clareza, precisão e consistência da metodologia; discussão dos fatos observados em relação aos descritos na literatura; qualidade das tabelas e figuras; originalidade e consistência das conclusões; e estilo de redação. A rejeição de trabalhos na fase da análise inicial é comunicada aos autores por e-mail. Os trabalhos que passam pela seleção preliminar são analisados por dois ou mais assessores científicos, especialistas nas respectivas áreas técnicas de abrangência do artigo.

São aceitos pelo periódico CC&T trabalhos que se enquadrem nas áreas temáticas de inovação tecnológica, gestão de C&T, desenvolvimento rural, segurança alimentar e segurança ambiental.

Serão considerados para publicação os seguintes tipos de trabalho: artigos científicos, artigos de revisão, ensaios, textos para debates, textos informativos ou de divulgação na área de Ciência, Tecnologia, Inovação & Sociedade (CTI&S) e resenhas de livros.

Artigo científico – O conteúdo de cada trabalho deve primar pela originalidade, isto é, ser elaborado a partir de resultados inéditos de pesquisa que ofereçam contribuições teórica, metodológica e substantiva para o progresso do conhecimento científico e tecnológico, bem como para o desenvolvimento rural.

Artigo de revisão – É a revisão crítica de contribuições importantes, com o objetivo de apresentar o estado atual do conhecimento sobre determinado tema. Incluem-se, aqui, análises históricas, discussões conceituais e metodológicas referentes a aspectos políticos, institucionais, gerenciais e mercadológicos de P&D, bem como transferência de tecnologia para o desenvolvimento rural.

Ensaio – É um texto que enfoca determinado assunto sem o aprofundamento de um artigo científico, mas registra de forma sistematizada ideias, argumentos e dados, fruto de observações e revisão crítica da literatura pertinente.

Texto para debate – É um texto livre, na forma de apresentação, destinado à exposição de ideias e de opiniões, não necessariamente conclusivas, sobre temas importantes atuais e controversos. Sua principal característica é possibilitar o estabelecimento do contraditório, ensejando comentários de outros autores que aparecem no número seguinte da revista, sempre acompanhados da réplica.

Resenha – É a apresentação da análise de conteúdo de uma obra ou de várias obras sobre um mesmo tema, com comentários críticos e conceitos de valor a respeito delas.

Ciência, Tecnologia, Inovação & Sociedade (CTI&S) – É um texto livre, informativo ou de divulgação de novidades na área de CTI. Sua principal característica é comunicar fatos, eventos e novas tendências nacionais e internacionais relacionadas a esta área transdisciplinar do conhecimento.

Página anterior Próxima página